sábado, outubro 14, 2006

Caso Real

Antes de mais queria congratular-me porque mais uma vez saí ileso de uma Sexta-feira 13! Mas não é disso que hoje estou a escrever, hoje vou-vos apresentar um caso real que é realmente preocupante.
Eu tenho um colega, o Luís, que é cego, e com o qual, fica a nota, dou-me excelentemente bem. Desde o primeiro ano que ele tem acompanhamento especial, e desde o 5º que tem tido o apoio da mesma professora. Como devem saber ele precisa que os livros e os testes sejam escritos em Braille. Até há dois anos essa professora tinha transcrito os testes, e os livros têm sido editados por uma editora de Lisboa.
Acontece por imposição do governo essa professora foi destacada para desempenhar outras funções, isto porque na escola já havia mais professores do ensino especial. Acontece que nenhum desses professores percebe Braille, então passaram-se a enviar os testes e fichas para Coimbra onde uma equipa especializada trataria do trabalho... A verdade é que não deu lá muito conta do trabalho e este ano, julgo eu, também por imposição do governo essa equipa desapareceu...
Neste momento dá-se então o facto caricato, mas sem piada nenhuma, de o Luís não ter ninguém que lhe transcreva os testes. Claro que por boa vontade, a professora que o vinha a acompanhar vai ajudar, se for necessário, mas não é da sua competência nem lhe pagam mais por isso.
A agravar, só o facto de a editora de Lisboa enviar os livros tarde e a más horas! E, meus amigos gostava de salientar que não estamos a falar de um "pobre e coitado do ceguinho" estamos a falar de um aluno do 12º ano que apesar de todas as dificuldades, tem uma média de 15,5 e 18 a matemática!
Enfim, tenho pena de não ter um blog mais visitado e de também não ter contactos na TVI, porque isto não é uma mera crónica, estamos a falar de um caso real de carne e osso e era bem que estas realidades chegassem lá acima ao ministério da educação, desse governo que se diz socialista e que aqui dá mais uma prova daquilo a que se pode chamar justiça social.

10 comentários:

Ana Filipa disse...

Azar mesmo é não poder ver!

Lamento muito pelo teu amigo, infelizmente não posso fazer mais nada... Mas sei lá, experimenta procurar ajuda em instituições de ajuda para pessoas com esse tipo de problemas.

Boa sorte para o Luís, e espero que ele consigo ultrapassar as dificuldades, nada nos pode impedir de viver!

Anónimo disse...

Boas...

Quero que saibas que gostei bastante do teu blog, e particularmente deste post.

Acho que para alem de uma história bastante triste, que é haver alguem com vontade de estudar e não poder porque o governo não o permite..

Depois por outro lado temos aí um bando de idiotas que andam na escola com tudo subsidiado e em vez de andarem a estudar andam a roubar os outros alunos e a estragar o bom ambiente da mesma escola.

Mas o governo que temos é tão social que se singe a tecnicismos criados por um macaco qualquer fechado numa sala que já não fala com o povo desde que entrou para o cargo.

Gostava ainda de desejar boa sorte ao teu colega e espero bem que esse problema se resolva e depressa senão vou cumprir a minha promessa e agarrar numa caçadeira e matar a ministra da educação.

Enfim piadas tristes aparte, gostava ainda que soubesses que vou publicitar o teu blog no meu, e gostava que mais pessoas assim o fizessem.

Proponho-te ainda que spammes algumas caixas de e-mail com o sucedido, porque espalhar mensagens destas é que vale a pena, não é irritar as pessoas com mails da sorte...

Visita o "Diário de um anduta" que eu vou lá por um post publicitário.

http://anduta.pt.vu


Cumps. Overrun

Anónimo disse...

gostei do texto e é pena k as vezes por meras coisinhas tirem coisas realmente importantes as pessoas (frase confusa eu sei =D)

bem so me resta desejar boa sortte po teu amigo
=)

bjinh**

Anónimo disse...

como é que é possível??
este mundo vai de mal a pior...
nao fazia a minima ideia dessa história...=//

espero mesmo que isso se resolva...

Bjinhs**

mac disse...

Infelizmente esta é uma história comum àqueles a que a sociedade teima de chamar deficientes. Mas depois temos aqueles casos, como foi ontem noticiado, que em Faro há uma escola que ensina Braile a quem o quiser aprender.

Anónimo disse...

acho que me apaixonei por ti...tiago!!!

disse...

Que história mais deprimente...olha se algum elemento do Fátima souber disso resolve já o problema! Agora a sério é muito mau o rapaz ficar sem a única pessoa que o podia ajudar! Sinceramente...

Anónimo disse...

É o retrato do país... Corta-se no essencial para se manter o acessório, muda-se tudo para não se mudar nada.

Corta-se em professores competentes e dedicados, em serviços de saúde bem equipados e com elevadas taxas de sucesso... Mas os bisnetos dos políticos de agora já têm a vida toda garantida sem precisar de trabalhar. Enfim, como vivemos no país do faz de conta...

Daniel C. disse...

Não, como tu, não tenho qualquer poder para alterar uma realidade que me choca e repugna. E cada vez mais me revolta um sistema politico "democrático" que é cada vez mais autista perante o mais puro bom senso. Confio apenas nas boas acções de pessoas de bem, que ainda parecem querer remar contra uma maré geral de injustiça.

Boa sorte para esse teu amigo.

Maria João disse...

... é o único coméntário que consigo tecer sobre este caso...

para mostrar a minha solidariedade postei o link deste post no meu blog....n resolve, mas ajuda a que mais pessoas conheçam a crescente pequenez do nosso país...

lamento...