quinta-feira, outubro 26, 2006

O discurso anti-tanga!

Sinceramente, já ando farto do discurso da tanga! "O país 'tá de crise..." "Isto está difícil" "Isto não está bom para ninguém" "Vou mas é para Espanha...". Pá, está bem, estamos de crise, é verdade! Mas acho que já passou a altura de nos deixarmos de lamuriazinhas e fatalismos e passarmos à acção, não é!?
Só o tempo que se perde em lamentações, só o tempo que se perde neste discurso da tanga, dava para investir, já nem digo dinheiro, mas imaginação, criatividade, para se fazer algo inovador, para sairmos da mó de baixo! Mas não! Peçam a Deus que o tempo melhore e fiquem de braços cruzados... ou então preencham o boletim do Euromilhões todas as semanas e esperem que um dia essa tal probabilidade de 1 em 76 275 360 aconteça a vosso favor!
Portugueses da tanga! Não sei de onde é que veio esta mania de ficar à espera que chova, como diz o povo, mas sempre pensei que os portugueses fossem conhecidos pela mania do desenrascanço... Vá e agora!? Esperamos que venha uma inundação ou um incêndio, para termos uma indeminização. Esperamos pelo subsidiosito da UE para plantar as batatas... Esperamos pelo rendimento social de insersão. Esperamos pelo dinheirito da tia de França! Esperamos. Esperamos por um milagre. Esperamos que numa noite de nevoeiro venha o D. Sebastião e nos tire do fosso. Esperamos, Não agimos! Acordem portugueses! E apelo agora, portugueses, que improvisem, porra! Desenrasquem-se! Que é o melhor que sabem fazer. De uma vez por todas, não fiquem à espera que os outros façam o trabalho por vocês. Deixem-se de lamúrias e trabalhem, mostrem de que raça são feitos, mostrem o orgulho em serem portugueses! Sempre! E não apenas nos jogos da selecção!
Ou então não... Isso! Ide para Espanha! Ide e deixai quem cá está fazer um trabalho em condições! Não empatem... Isso mesmo! Em Espanha é que estão bem! Mas não vão enganados! Lá por ser monarquia, nem todos lá são reis. E não pensem que os Espanhóis ganham o que ganham sentados numa cadeira a contar as moscas que passam! Se querem viver como espanhóis, ganhar como espanhóis, comprar como espanhóis... Trabalhai como espanhóis!
E nós por cá? Que amamos o nosso país, veneramos Viriato, D. Afonso Henriques, Vasco da Gama, Camões, D. João IV!? Nós, que ganhámos Aljubarrota e São Mamede!? Nós que mandámos o Miguel de Vasconcelos pela janela e gritámos: Liberdade!? Vamos continuar a ser iguais aos outros sem-vida que deambulam preocupados com as suas miseráveis viditas da tanga? Ou vamos lutar? Vamos deixar os Belmiros, os Jerónimos Martins, os Amorins, os Cintras, os Mexias meterem para o bolso, calma e descaradamente? Ou vamos Lutar?
Eu luto! Quem se quiser juntar a mim, lute também! Lutaremos por um Portugal mais moderno, mais justo! Lutaremos para que nós e os nossos filhos e netos nunca mais ouçam falar da tanga! Se for preciso fazer outra revolução, faremos! Lutaremos pelo que é nosso, com unhas e dentes! Lutaremos por nós! Lutaremos por Portugal!

Bem... Gostava de pedir desculpa por algum excesso de inspiração, mas, por vezes, valores mais altos se levantam e um homem é obrigado a fazer estes discursos contra o discurso da tanga, cuja patente pertence a um homem que, neste momento, estará sentado numa confortável poltrona, dizendo para si mesmo: "Portugal!? Livra! Ainda bem que saí a tempo!" Escusado será dizer que este senhor nunca mais vai precisar de trabalho, pois dentro de 3 anitos tem uma reforma choruda, com benesses pagas por todos nós, enquanto a maior parte de nós vai ter de continuar a lutar duro, para chegar aos 65 com o sentimento de dever cumprido... de forma honesta!

5 comentários:

Anónimo disse...

"E ainda dizem que os media não são manipulados..." eu reforçaria manipulados e manipuladores...:(

muito bem...eu ca não senti a greve mas assisti aos desenvolvimentos...e concordo contigo:)bom post mais uma vez

Fábio Ferreira disse...

Haja alguém com mais vontade de fazer que falar...

Anónimo disse...

É sempre mais fácil falar , criticar do que fazer algo. Concordo com o teu texto, na íntrega.

Anónimo disse...

Se estivéssemos nas legislativas, e tu te candidatasses, votava em ti para PM de Portugal.

Anónimo disse...

nao becko...temos que esperar que os outros tbm concordem...
as pessoas nao vêm que eh preciso mexerem-se...i enkanto isso nao acontecer acredita que ninguem se vai mexer...
concordo com o que disses-t mas pensa kmg...
sao 100 pessoas em milhoes de pessoas k vao mudar portugal??nao me parece...
que gente...
tou contigo...toka a mexer!!!

Bjao*