segunda-feira, outubro 16, 2006

Anti-fome

Quem diria que hoje é o dia mundial da alimentação!? E não é que é mesmo! Mnham, nham E na minha escola não fizeram nada de especial... Podiam ao menos baixar o preço da refeição na cantina, ou então servirem comida que se consiga comer, sim porque eu também sou anti-comida intragável na cantina...
Bem, mas passando ao assunto em si... Eu até acho muito bonitinho que os senhores sempre-a-sorrir lá das nações unidas inventem estes dias da fome, da pobreza, da luta contra a SIDA, aplaudo isso tudo, mas tenho pena que os senhores sempre-a-sorrir que mandam nisto tudo não façam realmente nada para melhorar a situação, porque isto das acções de sensibilização, maratonas contra isto e aquilo, dias para tudo e mais alguma coisa é realmente giro, mas não chega!
E não chega porquê?
Porque se gastam 1000 vezes mais dinheiro em armas do que o necessário para erradicar de vez a fome do planeta! É realmente um valor absurdamente exorbitante! Como se este preocupante facto não chegasse, acresce outro que é o de a UE e os EUA, os supernutridos do planeta deitarem 1/3 dos alimentos que produzem directamente para o lixo... Por dificuldades de escoamento!
Algo tem de estar mal, há gente a passar fome e deita-se comida fora! No mínimo contraditório... Acontece que os senhores sempre-a-sorrir lá de cima acham que os países ricos devem ajudar os países pobres, se é verdade que em muitos casos isso não acontece, há muitos países do mundo desenvolvido que gastam muito a ajudar os subdesenvolvidos, o problema é que geralmente essas "ajudas" não são gastas para resolver problemas humanitários, como secas, fome, etc. A maior parte das vezes são gastas em armamento (comprado aos países ricos!) para guerras que só agravam mais estas situações...
E assim se explicam os 800 milhões de famintos em todo o mundo e os 200 milhões de subnutridos... Porque vai tão mal alimentado este mundo tão produtivo? Mais uma vez, e como sempre, a culpa é do Homem.

4 comentários:

Fábio Ferreira disse...

Como eu te compreendo em relação à comida de cantinas...

Anónimo disse...

€ 98,000,000 foi o preço do estádio do dragão (escolhi este por aparecer primeiro na procura do google). Ora vejamos: € 98,000,000 / 0.12 (custo aprox ,de um pão) = 876,666,667 pães
Se portugal e a alemanha construisse menos um estádio teriamos 876,666,667 x 2 = 1,633,333,332 pães.

Um pão por dia para a população de certos países seria um banquete diário. Menos um estádio durante um campeonato seria, no mínimo, inotável.

É este o mundo em que vivemos, os senhores do poder e do dinheiro só olham para si porque, infelizemnte, nunca passaram fome.

JMP
www.anduta.pt.vu

Mac Adame disse...

E o que apontas (dias disto e daquilo mas os famintos têm cada vez mais fome) tem um nome: hipocrisia. Tanto da parte dos países desenvolvidos, como da parte dos corruptos governos dos países de terceiro-mundo.

Anónimo disse...

Aos países desenvolvidos dá jeito que os países sub-desenvolvidos continuem sempre assim. Assim poderão a ser explorados, a comprar armas, e a dar ganhar dinheiro.