domingo, agosto 19, 2007

(Falta de) Saúde Pública

Para aqueles que ao longo de 192 posts ainda não repararam, o mundo está cheio de incoerências, inconsistências e incongruências. Penso que, ao nível da forma como se lida com a saúde pública, isso se faz notar de uma forma bastante incisiva e, diria até, preocupante.
Ultimamente, têm sido bastante frequentes as notícias de brinquedos retirados do mercado por conterem produtos tóxicos, geralmente chumbo. A UE alega perigo iminente para a saúde das crianças e pessoas que manuseiam esses objectos. Acho, no entanto, curioso ver que ao longo de décadas, séculos até, as crianças brincaram com soldadinhos de chumbo e aparentemente nada de anormal lhes aconteceu. Mas sim, concordo que a ciência avançou bastante e que está correcto apostar nestas medidas preventivas. Agora não posso deixar de achar que é um pouco paranóia a mais!
Paranóia, isso sim, é a Gripe das Aves. Quantas pessoas morreram até agora por causa da "grande epidemia do século XXI"? Duzentas e tal, penso eu... em todo o Mundo! Morre muito mais gente a dormir e nunca ninguém pensou tirar os comprimidos para dormir do mercado! Grande epidemia foi a lançada pelos meios de comunicação que fez com que milhões de nerds paranóicos desembolsassem umas boas coroas para "dar de comer" aos fabricantes do Tamiflu.
Um último caso de hipocrisia nesta área é a súbstituição dos termómetros de mercúrio pelos electrónicos, por causa da toxicidade do mercúrio e perigo para o meio ambiente enquanto fábricas lançam a céu aberto quilos e quilos de mercúrio para os rios do nosso mundo. Os governantes andam cegos perante este real, eminente e verdadeiro perigo para a saúde pública... E o pior cego é o que não quer ver!
Já agora, se andam tão preocupados com a saúde das pessoas, porque continuam os MacDonald's, Burger King's e outros que tais, abertos? Aliás, são abertos cada vez mais! Porque é que se adia e protela uma nova lei do tabaco? E porque não é a vacina do cancro do cólo do útero comparticipada? Estas medidas sim são de facto fundamentais para a saúde pública! Quando é que os nossos governantes tomam medidas a sério e se deixam de meras medidas falaciosas e só para inglês ver?E não digo mais nada para não falar no fecho dos SAP's...

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho bom estarmos preparados para a possível epidemia de Gripe das Aves, se ela não acontecer tanto melhor, mas é apenas uma questão de tempo até que esta ou outra doença evolua e se torne resistente aos medicamentos. Já os malucos paranóicos que foram a correr comprar Tamiflu, mais valiam era estar quietos porque aquilo nem sequer dá garantias de funcionar. Em relação aos restaurantes de Fast-Food, eu não acho que devam ser fechados, ninguém obriga as pessoas a empanturrarem-se de hamburgeres, elas comem porque querem, a culpa não é dos restaurantes, comer uma hamburger de vez em quando não faz mal, o que faz mal são os excessos.

Um abraço

Fábio Ferreira disse...

E antes da gripe das aves já havia as vacas loucas...

foryou disse...

Bem... nos primórdios a humanidade não tinha electricidade, lembras-te? Nem fogões, lembra? Depois lá descobriram que friccionando dois pauzitos faziam lume... que tal substituires o fogão aí de casa por pauzinhos?! Afinal antigamente era assim...

200 pessoas? Ah ok ok que se lixem as 200 pessoas. Aliás se uma delas fosses tu também não tinha importância nenhuma, pois não?!

Mercúrio? Ah sim! Se os outros fazem asneira porque não hei-de eu fazer também?!

Bom... apesar de tudo creio que entendi. O que te revolta são os excessos, certo?! E sim, nesse ponto eu acho que tens toda a razão!

Beijo

Beko the Great disse...

Foryou...
É óbvio que me preocupo com as 200 pessoas! Que fosse só uma sequer... Mas a verdade é que houve uma altura em que não se falava noutra coisa senão a gripe das Aves... E essas 200 pessoas são tão importantes como quaisquer outras,, mas não se fala todos os dias da SIDA ou do Cancro que mata muita mas muita mais gente... E isso é um facto!

É óbvio que algumas expressões são um exagero, mas ironias precisas para abrir os olhos a muita gente.

Volta Sempre!

Belzebu disse...

O melhor é ficares por aqui, ou então ficarias a escrever o post até Outubro! A hipocrisia da classe política é tal que me provoca náuseas e me desmotiva de qualquer intervenção! Mas como sou teimoso, casmurro e mau-feitio, não me deixo adormecer e faço questão de continuar a denunciar, algumas das anormalidades da nossa governação!

Um abraço infernal!

peace_love disse...

Realmente só fazem é balelas..coisas a sério que realmente melhoram a vida dos utentes, está quieto..enfim..

Rafeiro Perfumado disse...

Vê o filme "V for Vendetta", vais achar bastante interessante e adequado a este poste.