quinta-feira, agosto 23, 2007

Eles corriam muito...

No rescaldo à paupérrima exibição da Selecção Nacional de Futebol frente à Arménia, o nosso seleccionador estava boquiaberto, pasmado :"Eles corriam muito"..."Nunca vi correr assim"... Provavelmente não fez bem o trabalho de casa e não analisou correctamente e dignamente o seu adversário. Mas passando à frente a incompetência do nosso seleccionador nacional, gostava de fazer uma pequena análise, não desportiva, mas tirando algumas ilações dum mero jogo de futebol para a realidade histórica e actual do nosso país.
A verdade é que "eles corriam muito", mas se eles corriam muito, nós pouco ou nada corríamos. E passa-se assim em todo o lado! Nós continuamos a queixarmo-nos do árbitro ou do "gramado" como o fazia ontem Scolari em vez de lutarmos, de corrermos contra as adversidades. Ou seja, passamos o tempo a queixar-nos disto e daquilo, arranjando desculpas e mais mentiras para os nossos insucessos em vez de virarmos a cara à luta. Quando caímos, deixamo-nos abater por um pessimismo doentio que se torna em depressão obsessiva, em vez de retaliarmos. Tornamo-nos mesquinhos e irresponsáveis acusando os outros, o tempo, a crise, o governo, etc. quando os culpados somos nós, escondendo assim os nossos falhanços. Dizemos que não vale a pena lutar, porque é impossível. Impossível é ganhar sem nos chegarmos à batalha. Impossível é ser feliz, passando a vida a desistir!
Houve tempos em que não fomos assim. Estávamos mal, também, mas em vez de nos deixarmos ir abaixo, procurámos novos horizontes. Sim, invoco os descobrimentos. Vejam se Bartolomeu Dias achava impossível passar o Cabo das Tormentas? Vasco da Gama desistiu a meio caminho para a Índia? E Fernão de Magalhães que só não completou o sonho porque morreu enquanto o fazia? Nem por estar doente desistiu!
E nós agora... Agora, depois de termos lutado e resistido a uma ditadura, depois de nos termos esforçado por entrar na UE... Parámos! Ficámos à espera que os nossos "amigos" europeus nos ajudassem eternamente, em vez de sermos nós a desenvencilharmo-nos dos problemas pelas nossas mãos! Está na altura de deixar de ver correr e passar à acção! Chega de desculpas! Está na altura de enfrentarmos o Adamastor! De enfrentarmos os fantasmas que nós próprios criámos e lutar! Podemos perder algumas batalhas, vai haver sem dúvida sacrifícios e é preciso o empenho de todos, mas pelo menos não desisitmos!

"Que eu canto o Peito ilustre Lusitano" Os Lusíadas (I,3)

7 comentários:

Anónimo disse...

Ora nem mais!
=P


Uma batalha perdida não é uma derrota eterna.

Parabéns pelo blog!



Gostei muito deste post. :D

***

Insert Name Here disse...

Vamos ficar aqui quietinhos à espera que as coisas melhorem. Vamos.

Tens razão.

Unknown disse...

Meus amigos: cada vez mais do meu clube e cada vez menos duma triste e fraca seleção de meninos estrela mimados. Não é suposto a Selecção do nosso Pais ter JOGADORES PORTUGUESES?? Porque Deco e futuros brasucas??
SPOOORTING!!!!

mac disse...

Essa é mais uma das desculpas para justificar o fracasso. Enquanto os meninos puderem fazer o que quiserem e não serem ser castigados, isto continuará a suceder. É pena que a coragem que o Scolari demonstrou no inicio, não se prolongue agora. Devia ser do género: "Meu menino, não sais à noite e tens de render. Não rendes, rua".

Docente disse...

é a favoritose em acção

Anónimo disse...

Nem mais. Amén! :)

Os portugueses ficam sempre de braços cruzados a ver quando chove fundos da união europeia. Ou quando alguma coisa corre mal, a culpa é sempre do governo que são uns incompetentes, (bem, realmente é quase sempre culpa deles lol). Mas a moral da história, como tu disseste, é que temos de ir à luta

AM disse...

Ora, é o problema do favoritismo, e falta de respeito ao adversário, especialmente quando jogamos fora! "Eles corriam muito"..."Nunca vi correr assim".Evidente, eles não iam ficar a sombra da bananeira!Tinham o público a seu favor e fizeram um exelente jogo, que de facto é necessário dar os de parabens.Devido a estas circunstancias no desporto, que me chateia ser português. Realmente! Só nos para voltarmos a fazer figura de urso. É de facto lamentável a nossa selecção portuguesa, quando os resultados não são positivos e nos corre mal, existe sempre uma desculpa esfarrapada..

Gostei imenso, tiago por teres referido este assunto, e também por teres citado o bonito verso do nosso vitorioso Luís de Camões, que se estivesse presentemente activo certamente suicidava-se!