sábado, fevereiro 18, 2006

Anti-Religião (Um artigo polémico sem fim)

Num artigo anterior, um grande amigo meu, o Daniel Braga referiu que era anti-religiões e que tudo não passavam de pressupostos absurdos... Hmm... interesting... pois bem, o Anti-tudo tem uma posição muito clara e bem definida que não podia deixar de ser Anti-Religião.
Mas pode-se justificar a existência de tal fenómeno - a religião - tendo por fundamento o facto de que são mais religiosas as pessoas com menos conhecimento (pelo menos conhecimento científico) e que aquelas pessoas com alto nível de conhecimentos nomeadamente nas áreas da genética, biologia evolutiva e astrofísica são aquelas que são em grande maioria, arreligiosos.

E aonde quero eu chegar com esta conversa? Ao facto de que a religião só surge graças às incertezas, dúvidas das pessoas que na sua mera função de observadores do mundo se interrogam e face à falta de respostas criam uma entidade divina que lá de cima gere e mexe os cordelinhos do mundo.

Mas penso que cada vez mais está provado (se é que não está provado ainda) que não existe entidade superior senão a mãe natureza - a Mãe Ciência. O universo foi criado há 13 700 milhões de anos e a Terra já há 4 500 milhões, e é mais que óbvio que descendemos dos macacos. Contudo há uma razão pela qual as religiões ainda existem: a vida para além da morte. O homem enquanto ser pensante custa-lhe a acreditar que depois desta vida tudo acaba. Tudo não! O património genético passa sempre para os descendentes. Mas é estranho ao homem saber que morre e pronto: toda a eternidade a partir da sua morte é passada sem o sentir... tudo acaba... e quanto isso é difícil de imaginar... Mas se repararmos é aquilo que acontece... Quando um insecto morre irá para o céu? Irá um coral? Uma minhoca!? acreditam que sim? Vocês querem acreditar que viverão para sempre, mas para grande infelicidade não...

P.S.: Sabiam que todas as bactérias são imortais? Pois é, elas para se reproduzirem dividem-se passando todo o seu património genético... E já agora todas as memórias (se as tiverem, o que não acontece)

P.P.S.: Não pensem muito nisto antes de dormir... Provoca insónias (falo por experiência própria)

13 comentários:

Anónimo disse...

exelente!boas respostas

Anónimo disse...

Concordo plenamente a religião é uma maneira de muitos fazerem dinheiro e aproveitarem-se de muitos... que ainda acreditam nessa estupidez...

Anónimo disse...

queria que o papa fosse ao Iraque... queria que o papa fod=ss=== viesse aqui em casa... queria que o papa sefod==ss==... eu amaria o papa se ele se encontrasse mortinho... e como diz o ditado: o que urge fazer?
enforcar o ultimo
pastor com as tripas
do ultimo papa.

Anónimo disse...

Se fala em ciência deveria saber que não descendemos dos macacos mas dos primatas.
Fez quase um artigo normal.

Anónimo disse...

Nada a ver o que você postou cara. Eu não manjo nada de genética, biologia evolutiva ou astrofísica e não gosto da religião, apesar de acreditar sim na existência de Deus.
E esse negócio de Mãe-Ciência...puta cara!!! Besteira!!!
Tanto a religião quanto a ciência são invenções humanas cara. Ou seja, são coisas limitadas, cheias de falhas e sempre tem o dedinho de quem inventou. Simplificando, religião e ciência são duas teorias que algum zé mané que não tinha nada pra fazer inventou pra satisfazer sua vontade de querer ferrar com a vida das outras pessoas.

Mauro Paz - Blogger disse...

Religião é o lixo cultural de nosso passado primitivo, quem se apega a esste tipo de cultura inútil não tem nenhum conhecimento sério sobre a nossa existência e nossas origens, vive um conto de fadas escrito por analfabetos de mais de 2 mil anos.

thammuz disse...

ola eu sou dono de um blog anti religiões http://oantireligioes.spaceblog.com.br/

sobre o que li o uiverso existe a mais de 4,5 bilhões de anos e não milhões como fora dito . mas, fora isso quero dizer que gostei do blog de vcs.

Unknown disse...

em um artigo muito bem redigido temos questões importantíssimas que ainda não foram bem explicadas por aqueles que se entitulam "os donos da verdade"

A URL a seguir traz um artigo muito importante e acho que é de grande valia para todos refletirem a respeito:

http://www.4shared.com/document/zQdsQR82/O_Verbo.html?dirPwdVerified=e30f67f2


ou


http://www.scribd.com/doc/29609305/O-Verbo

Anónimo disse...

eu sou anti-religioes

Vanilton Santana disse...

Bom dia Anti-anti-tudo.
Cara, o que você disse é pura teoria. Não tem nada provado, a ciência se sobrevive de teorias em relação a criação. Dá uma olhada no funcionamento do seu corpo, a sua forma de raciocinar, a comunicação que há entre o seu cérebro e o seu corpo. Observe a maneira do planeta se comportar, da natureza se manter. Eu prefiro acreditar que tudo isso foi projetado e criado por alguém superior a nós.

Anti-Anti-Anti-Tudo disse...

e porqe é alguém e não alguma coisa? ciência é inventada em nome, mas seguida atraves da natureza. a unica ciencia inventada eh a matematica, qe mto ajuda.

como alguem consegue fazer tanto, e fazer esperar o ser humano 13.7 bilioes de anos? pk o tal "deus" decidiu fazer sentir a sua presença ha uns milhares de anos, se permite qe o humano evolua? pk esta a teoria de deus contra a ciencia? se deus criou tudo, criou tambem a ciencia. mas se esta contra a ciencia, foi um grande erro seu cria-la. eu sou um pouco intolerante, nao sei como ainda ha gente a acreditar em tamanhas patetices. qem eh qe nao sabe qe o papa tem todas as regalias qe qer? se o papa é um servidor de deus, pk deixa tanta gente a morrer a fome? pk deixa qe haja padres a cometer crimes contra a lei racional e contra a lei religiosa? pk acontecem coisas boas tanto a crentes como a descrentes? a maior parte das respostas dos crentes qe eu vejo sao divagaçoes em incertezas e duvidas sem fim, nao podendo provar nada. a ciencia prova. prova qe deus eh a mente de cada um, cada um pode pensar o qe qiser. por esse motivo, tanto podemos acreditar ou nao acreditar, mas qnd os crentes se tentam elevar e dar liçoes de moral ao nao crentes, estes teem de intervir. para mim, a religiao salva as pessoas condenadas por falta de sorte. mas qem tem a sorte de pensar por si proprio e viver a sua vida, eh ateu. pois a religiao condena qualquer religioso, desde qe invente algum motivo para CASTIGAR.

Anónimo disse...

Pessoal, eu fiz um vídeo sobre religião.. é sobre a idéia do sacrificio de Cristo http://www.youtube.com/watch?v=i0v5BoH-iZo, acho que poderam gosatr, muito obrigada!

Bunito disse...

Pela cassação de Marco Feliciano (Tirá-lo da CDH nã basta)

http://www.avaaz.org/po/petition/Cassacao_por_quebra_de_decoro_contra_Marco_Feliciano/