sexta-feira, outubro 26, 2007

Astronomia... Porquê?

Quando conhecidos me encontram na rua e me perguntam para que curso entrei e eu respondo "Astronomia", as reacções são as mais diversas e, muitas vezes, bem surpreendentes. Desde uma expressão de quem viu a Maria de Lurdes Rodrigues nua (sim, essa mesma com que vocês estão agora), acompanhada por um "Eaugh" de repúdio e enojamento, passando por um "As...como!? Oi!?" até ao muito frequente "Gastronomia!?" e o pensamento subsequente do tipo "aquele é maricas, vai para cozinheiro". O que vale, é que há uns poucos que conhecem a palavra e o curso e lá dão aquelas opiniões cientificamente fundadas do tipo "Cromo!" ou "Ah..." E naquele momento de hesitação em que parece que vão dizer qualquer coisa mais, estão simplesmente a pensar "Pobre coitado. Não tinha média para mais nada. Deve ter sido a última opção".

Depois disto, lá vem a perguntinha da praxe (e sabendo eu neste momento, melhor que nunca o que esta palavra significa): E isso tem saída? (Leia-se “isso” como "essa coisa asquerosa à qual alguns chamam curso") Eu lá respondo, peremptoriamente: Em Portugal não, mas por essa Europa fora o que faz falta são astrónomos. Não é que em Portugal haja muitos. O problema é que nem sítio para trabalhar há!

Independentemente de tudo isso, hoje em dia ninguém pode ir para um curso SÓ porque tem saída. Eu podia ter caído nesse erro, e bem posso agradecer às pessoas que me abriram os olhos a tempo, especialmente à minha namorada e também aos papás, o facto de não ter ido para Engenharia Mecânica, ou outra Engenharia Qualquer. Sim, porque engenharia está na moda. E está na moda dizer que engenharia tem saída. Até se podem formar 5 mil engenheiros por ano... Que há saída para eles todos! Acham mesmo? Acham mesmo que esses médicos e biomédicos e cardiopneumonologistas, ou neurofisiologistas, ou fisioterapeutas que estão a ser formados vão ter TODOS saída só porque estão na área da saúde? Bem podem rezar para que venha uma grande epidemia. Meus amigos, quem é bom tem saída, sempre! Quem é mau, arrisca-se a andar ao sabor do vento. A nossa sociedade meritocrática obriga-nos a ser, não dos melhores, mas os melhores, estejamos em saúde, engenharia, área de investigação, ensino, etc.

Há ainda outros factores que influenciam em muitos casos, na escolha do caso. Felizmente comigo não aconteceu isso, mas o facto é que há muita gente em Portugal que ainda tem o estigma que há cursos e profissões mais prestigiantes que outros. Médicos e advogados, por exemplo. Basta terem a licenciatura em Medicina ou Direito que são logo todos Senhor Doutor para aqui, Senhor Doutor para acolá. O Astrónomo e o Físico são aquele tipo de profissões que nem cabe no leque das profissões. "Ah, eu só Astrónomo" "Ah sim? E qual é o teu emprego?"...

É um facto que a investigação científica, nomeadamente, no campo das ciências (ditas) exactas, em Portugal, não é vista com o prestígio e a seriedade que deviam. Basta ver que um médico, sem grande esforço aufere mais de 2 mil euros por mês. Um físico que não seja brilhante, vive da esmola que a bolsa do estado dá! Escusado será dizer que se for brilhante, faz as malas e goodbye Portugal comment allez vous estrangeiro!? E depois, claro que há aquela imagem que o cientista é aquele gajo barbudo, velho e louco! Só um louco, um velho mesmo gágá, pode pensar que se pode fazer ciência (na acepção bruta da palavra) em Portugal!

Depois claro, o bom aluno, média de 19, pais ricos, da classe alta burguesa, até tem uma paixão pela cosmologia, até tem interesse pela astrofísica, até é um aluno brilhante a matemática, mas com as pressões da família, os estereótipos da sociedade (ser bom aluno sem se ir para medicina é uma oportunidade desperdiçada), o apoio que é dado à Ciência no nosso país e tudo o mais, fazem com que ele, ainda que algo relutante e duvidoso, entre para medicina.

Meus amigos, nós desperdiçamos dezenas de Stephen Hawking's e Albert Einstein's todos os anos! Podemos ter aniquilado o descobridor português da Teoria Unificadora das Forças. E, por causa disto, deitamos fora também milhares de pessoas com grande vocação para serem médicos, heróis salva-vidas, à custa de míseras décimas, por vezes! Há muita coisa injusta de facto nisto tudo, e há que se repensar muito nisto.

E tudo isto para dizer o quê? Vocês, que ainda estão no Secundário, ou até no Básico, ao fazerem as vossas opções, não olhem para aquilo que os outros fazem ou dizem ou que tem saída, mas para aquilo que vocês gostam de fazer. Acreditem no que eu vos digo. Serão mais felizes sendo bioquímicos orgulhosos do que sendo médicos frustrados. Fechem os olhos e pensem bem no vosso sonho. Concentrem-se nele, lutem por ele, e quando o agarrarem... Façam-se à vida!




Ok! Não liguem a nada do que eu disse! Não se pode acreditar no que um Astrólogo nos diz... Ah! Pois! Astronomia é diferente de Astrologia... Só para o caso de não saberem...

22 comentários:

quintarantino disse...

Eu logo vi... tanto tempo sem nos dizer nada só podia significar qu andava no céu!
No resto, da maneira que as coisas estão, se calhar até escolheu muito bem. E se é o que quer, melhor ainda.

Casemiro dos Plásticos disse...

ora ai está uma escolha interessante!
bom fds

mac disse...

Em primeiro lugar parabéns pela tua escolha: é 1 escolha bastante corajosa face à realidade do nosso país (como tu tão bem descreveste).

Em segundo lugar, o que é importante é fazeres ailo que gostes. Estamos num país onde 1 licenciatura não serve de grande coisa - apenas 1 pequena parte das pessoas tem a sorte de trabalhar naquilo para que estudou.
Então para qual o objectivo de estudar? Para aumentar os teus conhecimentos naquela área que gostes, e não com o intuito de arranjar trabalho.
Parabéns mais uma vez Tiago, e não desistas nunca.

Rafeiro Perfumado disse...

Por acaso ia perguntar-se se nenhuma dessas pessoas te tinha pedido para lhe leres a sina...

É uma questão de escolhas, Tiago, eu tinha por vocação Arqueologia, fui parar à Gestão.

Anónimo disse...

Já tens muita sorte em ninguém te pedir para leres o futuro lol

O meu curso também é assim, ainda hoje os meus pais não sabem pronunciar bem o nome do meu curso. Quando alguém me pergunta em que curso estou eu digo "Genética", e elas respondem "Genéstica?" "O que é isso?". Enfim, vamos ver o que vai dar...

Docente disse...

Astromonia deve ser um curos extremamente interessant...eu proprio dou de vez em quando numa de astronomo amador embora a minha formação de base seja em saude.

concordo plenamente ctg neste país ou és mt bom no que fazes...ou tens pais ricos!


essa da confusão com gastronomia pra mim é nova mas acredito que tenha acontecido

Anónimo disse...

Passa-se o mesmo quando eu digo que estudo filosofia. Ficam com cara de quem "queres ver que este se senta no sopé do monte com a mao no queixo e fica ali...a pensar?"...gente estupida!

Bernardo Banana disse...

Num destes dias fui a Constância ao observatório, deves conhecer... . Vi a Lua como nunca a tinha visto! E claro, estavam lá imensos colegas teus, incluíndo o prestigiado Máximo Ferreira.

Francis disse...

Mas eu ainda acho que devias ir para Engenheiro!
Repara, podes tirar 4 cadeiras por dia e ainda por cima ao Domingo!!!
... e com um pouco de sorte ainda serás Primeiro-Ministro. He, he, he :-)))

Inês Silva disse...

Peço desculpa por discordar de ti..nao digo que discorde de tudo o que disseste e desde já te felicito por teres escolhido essa área :) era bom que tivessemos mais gente como tu neste país, no entanto não concordo que critiques médicos ou advogados. Posso dizer-te que entrei este ano na Faculdade, escolhi o meu curso não por ter saída, não por ter prestígio, mas sim por ser algo que me fascine.
E penso que o facto de tu teres escolhido esse curso não tens que 'criticar' o curso de Direito ou de Medicina, são escolhas que as pessoas fazem e só espero que escolham por gostar...e sim, tenho quase a certeza que muitos dos que entraram este ano entraram por amor ao curso, não por amor ao prestígio.

E digo-te isto por uma razão, será que o curso de Direito tem assim tanto prestígio? Se tivesse...e acredito que tenha, mas não em Portugal a média seria mais alta, porque está neste momento entre o 12,5. Medicina é um curso que necessita de bons alunos, afinal serão os jovens de hoje que cuidarão de ti no futuro.

Felicidades :) *

quintarantino disse...

A menina Inês agora é que se espalhou. Medicina precisa de bons alunos? E o Direito não? Ou a Engenharia? Querem lá ver...
E o bom futuro médico é reconhecido apenas pelas notas altas ou pela aliança destas com a vocação?
É que eu conheço alguns que foram para ali por questões de estatuto familiar...
E não haverá por aí um certo corporativismo a funcionar?
Assim, tipo "quantos menos formos, melhor"?

Inês Silva disse...

Quitarantino não acredito que me tenha espalhado, talvez tenha é exposto mal a minha ideia...

Qualquer curso precisa de bons alunos, dei o exemplo de Medicina por ser uma área referida no texto, nada mais...posso-te dizer que acho que neste momento existe muita gente a seguir algumas áreas não por ser aquilo que gostam, mas aquilo para o qual tem média para entrar.
Como deves imaginar, o curso de Medicina não permite isso...ou seja, eu não vou para medicina só porque a minha média permite, se permite é porque sou um bom aluno, supostamente gosto da área...existem excepções (muitas,sim!), excepções essas que incluem aquelas pessoas que vão para determinadas áreas pelo seu prestígio, pelo seu estatuto familiar, etc...

Mas em tudo na vida é assim....!

Aline Cedrac disse...

Gastronomia?! Ein,Oi,hum?! Amor,sabes que sempre te apoiei em tudo, além de seres o meu homem extraordinário, representas, para mim, o exemplo máximo de pessoa humana na sua verdadeira acepção. Algo que muitos almejam atingir, mas desesperam, tentando. Nunca desesperes. Estarei sempre contigo para te mostrar que a força existe. (Come to the dark side...of the force! *devilish wild woman*)

Amo-te! Beijão..e outras coisas fofinhas para ti..*.*

Anónimo disse...

Oi! Não me surpreendeu, provavelmente pk já pensei em seguir esse curso. Concordo com akilo k disseste porque mal digo a minha média a primeira reacção não é a Maria de Lurdes Rodrigues nua ( ainda bem), mas a d k vou para medicina, mas para ser sincera ainda estou hesitante. Tenho lido os posts, mas como tenho andado ocupada e cheia de preguiça n comentei, desculpa lá! Bom post, bjs, Sara.

Tiago disse...

Então, já sabes lançar os búzios?

Ah isso é astrologia....


Eu aqui há dias vi um ovni. Quer dizer, eu digo que era um ovni, mas o meu colega que estava comigo dizia que era um satélite. Inda estive para te telefonar para ires investigar, mas a noite ía longa e entretanto chegámos à conclusão que aquilo era o cimo de um monte que por acaso com o escuro que normalmente faz a meio da noite não se via.

Ptt bem...

Mac Adame disse...

Concordo com muito do que dizes, mas desta vez estás redondamente enganado numa coisa: "quem é bom tem saída, sempre! Quem é mau, arrisca-se a andar ao sabor do vento". Depois falas ainda de vivermos numa suposta meritocracia. És muito novo, é possível que sejas sincero no que dizes e acredites mesmo nisso. Mas vives em Portugal, não é? Acontece que em Portugal é precisamente ao contrário do que disseste. Em Portugal, reina quem é péssimo mas tem bons padrinhos.

A não ser que te estivesses a referir a outra coisa e eu não tivesse percebido. Se escolheste astronomia, mesmo sem saída em Portugal, porque queres que o teu futuro seja fora do mísero rectângulo, então tens razão. É que, em Portugal, quem é bom tem de facto saída... mas no estrangeiro!

Anónimo disse...

Olá tiago!!!
Sei que não me conheces de lado nenhum,nresisti a comentar!Estava a peskisar cenas sobre cursos e vi o teu blog...
expressas-te muito bem na escita e dizes tudo akilo ke keres dizer de maneira fascinante...es corajoso por colocar tão abertamente akilo k pensas e na minha opinião tens toda a razão!Fizes-te muito bem em teres seguido o teu sonho es um exemplo a seguir...eu estou bastante indecisa no que quero seguir e ao ler isto tudo se tornou mas facil!!!Vou seguir o teu conselho de tentar fazer alguma cena que me faça feliz,espero não me espalhar ao comprido,porque tenho que admitir que axo um pouco arriscado!!Mas quem se esforça por ser um bom profissional consegue-o e é o que eu queria para mim,mesmo sabendo que não possuo grandes dotes pa ser boa nakilo que quero!!Gostei mesmo do que li,continua assim,sei que não sou ninguem pa te dar conselhos,mas leva isto como um conselho de alguem que cativas-te pela forma de pensar...o blog ta fixe!!!Bjinho
ká-milé

Anónimo disse...

Se um médico pouco fizesse por mês para ganhar esses dois mil euros...
Entrei este ano em medicina, e também numa outra dimensão da realidade. Apesar de estar a gostar de quase tudo, é extremamente trabalhoso. marranço, empinanço, coisas para decorar, coisas para saber, pormenores sádicos para saberes na ponta da língua... xD
Já pensei até em mudar de curso. Sinto falta do papel e lápis. De raciocinar, de fazer exercicios loucos, de aprender matemática e física... Passou-me pela cabeça pôr ou Física Aplicada ou Astrofísica nas minhas opções. E não nego que talvez tenha sido a pressãozinha dos papás que me fez cair na FMUP.
Isso e o facto de sentir que a minha realização pessoal será maior com uma vida salva, uma vida que esteve antes nas minhas mãos.
está mesmo fixado o preconceito que quem vai para médico vai porque quer dinheiro, mesmo em ti, que não és dado a essas coisas xD
o trabalho do m+edico não acaba quando chega a casa. Tem que levar processos infinitos para ver durante essa noite dos doentes do dia seguinte. Sim, porque tem que estar preparado para saber dar uma resposta concreta a qualquer tipo de sintomas que lhe apareçam. Se vê em casa, vai aos livros pesquisar e ver/rever o que precisa. Um médico minimamente dedicado à sua vida profissional (e eu disse minimamente) fica com a vida pessoal num caos. Cada vez temos mais consciencia disso: sai cedo e chega tarde, enquanto está em casa, mal tem tempo para descansar... é um trabalho contínuo, ininterrupto. Chegam a estar 24 horas seguidas a trabalhar nas urgencias, o que deve ser esgotante. A remuneração é uma consequência dos dinheiros que são movidos na área da saúde. E acreditem que é muito! Esppecialmente no que toca aos medicamentos. As despesas do S. João tem tantos números que mais parecem o NIB!
Mas a verdade é uma: há que gostar do que se faz, caso contrário acabaremos num medíocre consultório de Centro de Saúde a aturar velhotas com reumático, frustrados com a vida, os sonhos apagados, apatia perante a vida.

E há que lutar por aquilo que realmente queremos. Já que falas nisso, antes ser um médico orgulhoso que um bioquímico frustrado! Sim, porque também há muitos que, não entrando à primeira, se acomodam no curso que lhes calhou na rifa...
há que ter a coragem de mudar, para que, no futuro, possamos ser profissionais realizados!
=D

E como estás em Astronomia, estás na melhor Academia do País: a do Porto! Se foste à Latada (YEAH! viva a Praxe! =D), estavas ao lado direito dos Amarelinhos x)
Eu era a rapariga que andava de um lado para o outro a gritar e a bater com dois testos um no outro xD
e cantamos músicas muito porcas contra voces xD

Anónimo disse...

P.S.: já tinha saudades de visitar blogs. qualquer dia 'reactivo' o meu.

P.P.S.: outra coisa que sucks no curso é ir tomar o pequeno almoço sem ter ido à cama... há dois dias consecutivos -.-'

P.P.P.S.: mas vai compensar, qd um dia sair do bloco e for ter com a familia do doente: 'está fora de perigo. Apesar de a operação do seu marido ter sido pioneira, conseguimos, no cérebro dele, localizar e remover a que lhe estava a provocar Alzheimer. Dentro de duas semanas terá alta e regressará àquili que era há 5 anos arás, sem a sintomatologia associada à doença que tinha.

e puuff! fez-se um sorriso x)

Safira disse...

Quem disse que a paixão move montanhas não estava a brincar. Acho que o problema não só deste país, mas de muitos países, não só desta geração, mas de muitas gerações, é a falta de paixão. Lembro-me da primeira vez que pensei nisso, devia ter uns 28 anos e tive um ataque de choro porque descobri que não tinha paixão na minha vida. Não tinha o tal 'Objectivo', nada que me movesse extraordinariamente. A não ser o Sporting, mas isso fica para outro dia. Suponho que sou dos tais que tirou o curso porque era o que dava mais. Às vezes há indulgências que pensamos não podemos permitir-nos. Eu também não queria Gestão. Sempre quis ser veterinária. Não sei o que me passou pela cabeça no 9º ano para ir para economia. Quando dei por mim, era tarde...Detesto a monotonia dos meus dias profissionais, mas a compensação, em contrapartida, permite-me viver desafogadamente e satisfazer alguns vícios que acabam por ir de encontro às minhas paixões (que entretanto, e felizmente, descobri). É o preço a pagar pela 'cobardia' da escolha. Aceito a troca, mas nunca vou deixar de pensar no 'e se...'. Admiro - e respeito muito - a coragem de quem, como tu, acredita nos sonhos e sabe o que quer. Ou pelo menos, o que não quer. Espero que te corra tudo bem. E, by the way, acho que Astronomia deve ser um curso fascinante. Conhecer constelações, desvendar nebulosas...POr outro lado, o céu é tão mágico que não sei se queria saber porque existem estrelas cadentes: prefiro deixar-me maravilhar pela rasto de luz a atravessar o ceú, numa noite de Verão, e pensar, como dizia a minha avó, que cada estrela que cai é uma alma que sobe ao ceú. Isto, para o teu espírito - que imagino mais cartesiano -, deve soar a muito ingénuo (para não dizer lírico/parvo/completamente estúpido). Mas assumo a minha 'ingenuidade' ao olhar o ceú estrelado e pensar que milhares de luzinhas estão a sorrir para mim. O ceú acalma-me assim, misterioso. No questions asked...
Já vou longa neste comentário... sorry, entusiasmei-me.
Boa sorte para o curso, vou espreitando o teu blog.

Zenarium disse...

Eu também quero seguir Astronomia mas preocupa-me bastante o meu futuro!

É verdade que não há em prego em Astronomia em Portugal? É que eu até gosto do páis...:(

Por favor,diz-me se em Portugal consigo arranjar emprego em Astronomia. Davas-me a resposta que ainda ninguém consegui dar!

Responde-me mandando-me um e-mail.- diogobolinhas@gmail.com

Poeta13 disse...

Olá, eu ainda estou no basico , mas ja tenho a minha escolha quase definida, fisico ou astronomo, tenho boas notas e sou apaixonado por astronomia e fisica, por favor diz me se é verdade que não ha saida em portugal , ou, se existe alguma universidade de jeito em portugal boa para tirar um curso nisso

Agradecia q respondesses pf
Se quiseres manda email: joaopedroleote@gmail.com

Mto obrigado pela inspiracao k m deste