sábado, setembro 15, 2007

Fracos!

Fracos não são os velhos. Como costumamos chamá-los? Ah! Pois, trapos! Pois, mais fracos são os que vêem os "trapos", de mãos cruzadas, e não ajudam os pobres dos velhos...
Fracos não são os que dependem de outrem para ganhar o pão. Não é o Zé Trolha que verga a mola. Fraco é o patrão que despede, depois do nobre serviço prestado, por cartinha, sem ter a coragem, sequer, de olhar o empregado nos olhos...
Fraco não é o pedinte, mas quem o deixou na sua miserável condição!
E fraco é o pedinte que se entrega à sua condição, sem dar a outra face.
E fraco é o que vê o pedinte, mas o ignora, como que dizendo "Não tenho culpa que sejas um pobre e miserável vadio. Vai-te, ó criatura imunda, deste mundo!"
E o pedinte, entrega-se ao seu vício, talvez a única réstia que lhe sobrou da sociedade... Tabaco! Tabaco que vai comprando com o pouco que ganha, da esmola que pede aos fracos que passam. Fracos também são se lhe derem a esmola. Fortes serão se lhe derem a mão!
Mas quem dá a mão? Quem dá, sequer, uma unha roída dum dedo mindinho? Dás tu? Eu também não.
Mudar a sociedade? Para quê? A sociedade é fraca, é um facto, mas fraco é também o homem. E o nível da sociedade não estará muito acima do nível do pedinte. Que é a sociedade senão um conjunto de vícios, pregões e reivindicações?
Uma sociedade vendida ao vício do capital, sem o qual ninguém subsiste. Onde tudo gira à volta das subidas do preço do petróleo, das taxas de juro, de défices e crescimentos económicos. E são mais os vícios da sociedade. O tabaco, o álcool, a vida boémia, as drogas. Mas se há vício que as pessoas têm é mesmo de se queixar! É uma sociedade queixosa. Como o pedinte, todos se queixam da vida dura e miserável que levam, mas nada mais faz para a mudar, senão pedir esmola, senão pedir que venha um Messias para nos salvar!
Pois, o Messias veio. Veio e tentou-nos salvar. As suas palavras foram para a nossa salvação. Mas ouvimo-las? Será que houve alguém que ouviu verdadeiramente o que Ele disse? Deve ter havido. Mas se houve, foi rapidamente eliminado da memória, das páginas da história, pela sociedade. Por esta mesma sociedade... Fraca, dormente, decadente, viciada...Uma sociedade que é de homens, mais do que de valores.
Talvez a sociedade não exista para ser justa... Talvez o homem não queira ser justo... Talvez esta tenha de ser mesmo uma sociedade fraca!

12 comentários:

Anónimo disse...

Oi! Mais um post excelente, como não podia deixar de ser. Sincero e directo, bem ao teu estilo. Sara.

quintarantino disse...

Eu navego incerto entre o Rousseau que achava que todos nascíamos naturalmente bons e só depois íamos para crápulas ou o Hobbes (Thomas) que achava que nascíamos maus e não havia nada a fazer.
De qualquer modo, valeu a pena a espera. Ácido q.b.

Tiago R Cardoso disse...

Venho agradecer as visitas que fez ao meu blogue, no qual já lá coloquei um link para estes.

Tiago

Aline Cedrac disse...

Conciso, uma vez mais, mas, sobretudo, reflexo das reacções que a Humanidade desencadeia sobre si mesmo, sobre a sua vertente (des)unida, a Sociedade.

=P keep on going =P

Beijo

Barão da Tróia II disse...

Fracos somos todos, que não percebemos que temos de ser nós a pegar no presente para que haja futuro, ao invés desta atitute laxista que tomamos de quem não quer saber , do isso é lá com "eles". Bom post. Boa semana

Anónimo disse...

Excelente reflexão.

mymind disse...

fraca sim e pobre de espirito!
mt bom texto!

Casemiro dos Plásticos disse...

vai tudo abaixo aqui!
é tudo uma cambda de fracos neste mundo.abraço e boa semana.

mac disse...

Pois, mas eu que desconto e tenho os impostos em dia, e sou sobrecarregada todos os dias com contas, não estou para sustentar todos os outros que vivem à margem da sociedade.

Insolente disse...

Tens um estilo revolucionário. Todos o têm a dada altura da vida, resta saber se te vais tornar num fraco ou se vais continuar a apregoar uma sociedade mais justa. Espero que seja a hipótese número 2. Normalmente é o sentimento de impotência que altera a posição que agora tens. Ora então um grande bem haja

quintarantino disse...

É mesmo, Big Mac?

Pata Negra disse...

Tiago
aprecio a sua clareza de ideias, a sua juventude de mudar, a sua preocupação com o "status quo".
A revolução começa em cada um, parabens, da sua parte já começou.