quinta-feira, setembro 20, 2007

Prison Break

O novo Código Processo Penal é absurdo! Qualquer pessoa no seu perfeito juízo seria incapaz de aprovar, ou legislar tal coisa. O que é certo é que tal aconteceu, e, se bem me lembro, dentro de um tal "pacto para a justiça" que o PS fez com o PSD! Porque isto, já que é para fazer asneira, ao menos fazem os políticos em bloco!
Esta é uma legislação que diz que, qualquer que tenha sido o crime que alegadamente cometeu, nenhum suspeito pode ficar em prisão preventiva mais do que 18 meses (1 ano e meio). Sim, concordo que é absurdo haver pessoas, que cometeram crimes menores, durante 3 e 4 anos em preventiva, mas sem dúvida que é mais absurdo deixar um Serial Killer ou um assaltante perigoso sair, só porque está há 18 meses dentro... "Oh! Coitadinho do nosso presidiário. Não pode estar mais de 18 meses preso porque é desumano". Pá! Um homicida é sempre um homicida, matou pessoas! Deixa-mo-lo sair só porque "passou o prazo de validade"? Isto é de loucos.
E uma loucura vai ser o nosso país nos próximos meses com esta "fuga em massa" legalizada. Acho piada. Os tipos do Prision Break tiveram de inventar um engenhoso e arriscado estratagema para conseguirem fugir de uma prisão. Os presos portugueses tiveram apenas de esperar, nas suas celas, que estes incompetentes fizessem esta nova legislação!
Agora é vê-los fugir! Para o Brasil, para as Seyscheles, para esses off-Shores todos e nós a dizermos Bye-bye! Bom, mas ao menos, as prisões já não ficam sobrelotadas e temos mais e melhores condições para os presos.
É pena que o esta lei se prenda mais com estas questões fúteis e não vá às questões de fundo. Porque é que não há pena de prisão perpétua em Portugal? Porque é que os incendiários vão presos um ano, para voltarem depois para a "nova época" de incêndios? Porque é que os advogados podem interpor recurso atrás de recurso, sobre recurso, fazendo a justiça ficar atrasada? Será que a justiça não é justa, passo a redundância, para todos? Estas são as verdadeiras questões de fundo da justiça... Tudo o mais que se fizer, será pão para enganar a fome!

11 comentários:

Olga disse...

Uma prisão preventiva fazia bem a esses "entendisos" das leis!
Acho que para eles nem era preciso 18 meses!

Tiago R Cardoso disse...

A resposta ás perguntas que faz é fácil, porque está em Portugal.

mymind disse...

pois é estranho, mas tb n deixo de pensar k pode haver de facto pessoas k estao presas inocentemente, devem ser raros, mas n é impossivel!

quintarantino disse...

Estamos em Portugal, ou não?
Estamos. Então... é mais fácil mandar um facínora para a rua ou mandar um inocente para a prisão preventivamente? É a segunda, não é?
É mais fácil as Finanças chatearem um cidadão que paga os impostos do que um que foge como "cu de virgem a sete mil vergas"? É a primeira, não é?
è mais fácil num hospital público chamarem um morto para ser operado ou enterrar um vivo no cemiério? è a primeira, não é?
P... q... p... o País!

Aline Cedrac disse...

Um Prison Break nacional sempre foi algo que se julgou um paradoxo...afinal, iríamos nós criar e aprovar leis que permitissem a 'fuga' de tantos condenados? Em filmes verificamos que os mesmos quebram as lei para escaparem às celas frias. Aqui não...é-lhes dada essa mesma liberdade.
Mas teremos nós legitimidade ou autoridade para julgar se foi justo ou injusto a libertação de muitos deles? Penso que estará para além de nós.

Óptimos post camarada Tiago*.*
Beijos...

Anónimo disse...

Eles não querem reduzir a prisão preventiva por ser desumano, eles querem reduzi-la para gastarem menos dinheiro. Os portugas que se desenrasquem sozinhos, porque os políticos têm dinheiro para pagar seguranças.

Tiago disse...

Vê a coisa pelo lado positivo. Se eles fogem, já não nos chateiam mais e nao temos de os estar a alimentar nas cadeias à conta dos descontos dos portugueses....

Mac Adame disse...

Pelo sim, pelo não, também eu me pus à fresca. Também eu fugi. Para bem longe, para a China.

Barão da Tróia II disse...

Estamos no reino do "Deus Dará", e quando pensas que já fizeram a pior das imbecilidades eis que apresentam outra ainda maior. Boa semana

Casemiro dos Plásticos disse...

deviam ser abatidos em praça publica os gajos que fizeram este codigo penal mas isto sou eu...

quintarantino disse...

E este pessoal a dar-lhe com o Código Penal... Código de Processo Penal, se faze, favor... irra... há uma certa diferença entre direito substantivo e adjectivo...