terça-feira, janeiro 01, 2008

Portugal está Podre!

Portugal está podre e a democracia é uma ilusão! Desengane-se quem pensa o contrário! Pouco me interessa se estamos a crescer 1,2% ao ano ou 10%, estou-me pouco cagando se o défice é 6 ou 2%. Mas olho para a nossa classe política, para as pessoas que, supostamente nos representam, olho para as nossas instituições legais, para o nosso Estado, e só consigo sentir ódio, escárnio, repulsa, uma raiva imensa!
Como é que alguém tem a lata de assumir um título sem o direito para tal? Como é que alguém compra, deliberadamente, um curso superior e depois tem a lata de se candidatar a primeiro-ministro como ENGENHEIRO Sócrates? É um facto, aquele homem não tirou o curso... Pelo menos a avaliar pelo "Inglês técnico" dele. Só de alguém sem vergonha na cara mesmo! Que se candidatasse só como José, sem a porcaria do Engº atrás! Contra Santana Lopes e com as costas aquecidas como as dele, até um pescador (profissão infinitas vezes mais digna que pseudo-engenheiro falseado) analfabeto ganhava as eleições! Para quê? Como é possível, depois de umas boas gargalhadas e umas bocas indirectas, ele escapar ileso? Como é possível uma falta de honestidade, de humildade, de consciência tão bárbara?
Depois olho para a recente polémica no BCP, e vejo o PSD a acusar o PS de ter vários membros na, até-então única, lista para a direcção... O que acontece no dia a seguir? Miguel Cadilhe a liderar a outra lista! Miguel Cadilhe, PSD? Nada a ver! Que ideia! É só hipocrisia... Mas é que é assim em tudo quanto é poleirozito que dê uns trocos! É só tachos "Eles comem tudo e não deixam nada"... E o pior é que o povo pouco ou nada come... E CALA!
Ao menos um vestígio, um gesto singular que seja de indignação, de revolta, alguém que denuncie, que tente fazer algo mais para parar com isto! É por nós não nos organizarmos, não fazermos nada, que eles fazem o que querem!
E o pior, é que os nossos supostos representantes não querem fazer aquilo que nós queremos, mas apenas aquilo que alguns, mais poderosos, mais influentes, com muito mais dinheiro pedem que eles façam! Houve a proposta para haver uma taxa sobre os sacos plásticos, com vista a reduzir o impacte ambiental. O Sr. Belmiro de Azevedo reclamou, já não se faz é nada! Expliquem-me o porquê de se privatizar a GALP, a EDP e a BRISA. Não estavam a gerar receita para o estado? Se não davam lucro, como havia privados interessados em comprar? Cheira-me a hipocrisia, MAIS UMA VEZ!
E mais! Não deveria ser o Estado o primeiro a defender o interesse público? Pois a mim, parece-me que é cada vez mais o último! Fecham-se urgências, hospitais, maternidades, escolas e não se criam condições de mobilidade para os cidadãos! Em contrapartida dá-se carta branca aos hospitais privados para avançarem... E quem não tem dinheiro para uma consulta numa clínica privada? Não tem direito à saúde! Falha um direito consagrado na Constituição! O povo manifesta-se, mas parece não ser suficiente. Custa a entrar, mas vai!
Estamos a vender o nosso país! Ao sector privado, também, mas pior! Estamos a vender-nos à Europa! Que sonho tão bonito... Ah! Os países todos de mãos dadas numa paz, desenvolvimento e união harmoniosos... Tão bom! É UMA ILUSÃO! O tratado da Europa, aquele mesmo que tanto nós nos gabámos de ter sido assinado na nossa presidência, é a autorização para o nosso extermínio! Venham ingleses, saquem o nosso Porto, venham espanhóis, levem a nossa electricidade, de que estão à espera, franceses? Tanto leitinho açoreano, é todo vosso! E venham, alemães, montem aqui fábricas que os nossos trabalhadores são baratos e gerem riqueza para o país! (o vosso...). Pilhem, saquem, levem tudo quanto houver! Mas só o que de bom cá há! Porque o que é mau gostamos nós de ter!Pior que invasões bárbaras! Porque NÓS autorizamos!
Portugal está podre e a Democracia é uma Ilusão! Chavez não é democrata, mas faz um referendo a perguntar se pode ter um mandato vitalício! Democracia a sério é a portuguesa! Faz-se um tratado a determinar o nosso suicídio, enquanto nação, e não se consulta o povo... Ah! O povo é quem mais ordena... Tchii... Ao tempo que isso já lá vai! Democracia é em Portugal! Pressões sobre jornalistas? É democracia! Processos disciplinares a professores ou a administradoras que expressem a sua opinião fundamentada e livre desfavorável ao governo? É democracia!
E é democracia porque nós deixamos fazer! Porque é muito mais interessante saber quem ganhou a porcaria do casamento de sonho ou quem é a família mais Superstar do país! Porque é mais escandaloso o Scolari dar um soco num sérvio, do que a vacina contra o cancro do colo do útero não ser comparticipada! Porque é melhor ganharmos o Euro 2008 do que termos um país mais justo e mais desenvolvido! Eu luto por esse país! Tento através dos meus textos humildes e lidos apenas por algumas dezenas de portugueses incentivar a um espírito mais crítico, mais atento...

Mas o povo é cego, Portugal está podre e a democracia é uma ilusão!

23 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

E o último que apague a luz... CLIC.

quintarantino disse...

Olha vou ser espartano: "até que enfim que aparece alguém que pensa como eu... que estamos fodidos (desculpa a linguagem) e que, mais dia, menos dia, vamos ser a Roménia de Ceausescu da União Europeia"

Vitor disse...

Clic...clic...clic... o interruptor não funciona...

mac disse...

O Povo cala? Eu vejo quem pertence à Função Pública protestar (são os únicos que se podem dar a esse luxo. Quem está no privado protesta hoje, amanhã está na rua...) e a fazer greve. No entanto como são considerados (graças às lavagens cerebrais deste governo) privilegiados, os seus protestos passam ao lado.

Mas deixa lá, de certeza que em 2009 o "Engº" irá continuar a enganar muita gente, e irá ganhar de novo as eleições...

alfabeta disse...

Portugal está mesmo podre, somos uns atrasados em tudo em relação à Europa.

Aline Cedrac disse...

'Porque é mais escandaloso o Scolari dar um soco num sérvio, do que a vacina contra o cancro do colo do útero não ser comparticipada! '

Isto é tão verdade como Sócrates ser um dos maiores filósofos de todos os tempos! (refiro-me ao da Antiga Grécia, naturalmente)

Já sofremos (também) as consequências económicas do facto dessa vacina só ser integrado no Plano Nacional de Vacinação para finais do ano que vem. E pelos vistos raparigas a partir dos 16 anos não farão parte do escalão imposto pelo Ministério da Saúde!
Eu já tomei a primeira dose. A 2ª e a 3ª irei pagá-las na íntegra, provavelmente.
É tudo muito ilusório neste país, mas é por existirem pessoas como tu que a ilusão não passa a desilusão. :D
Sonhar é importante, mas mais importante é acordar.
Excelente texto! Interessante e exaustiva reflexão. :D

Beijos e outras coisas boas e fofas para ti...

Aline

Francis disse...

Pois, pois, pois. Dejá vu.

Desejo-te tudo de bom, mas acho melhor contentarmo-nos com paz, saúde e amor porque tudo o resto será bem difícil de alcançar.

Um abraço!

quintarantino disse...

Eu ontem , malcriado, esqueci-me de te dizer que o nosso projecto NOTAS SOLTAS deseja que o ano te corra de feição. E, já agora, os exames!

Tiago R Cardoso disse...

Um panorama escuro, ainda agora entramos em 2008 e a coisa já começa a cair.

Não se pode ter um ano novinho e já se começa a estraga-lo.

Casemiro dos Plásticos disse...

Pois é camarada estamos, estamos todo na apanha da azeitona e porquê? porque basicamente vivemos num país de treta onde há um ditador barato que pensa que sabe mas não sabe nada, bvora fazer um novo 25 de abril.
abraço e bom ano!

Lapa disse...

O mundo está podre. SFF

Hydrargirum disse...

Olá!:)

Vim retribuir a visita!:)
Gostei do teu blog...do header, com os hieróglifos..
E acho que estás carregado de razão neste teu post...!!!

Abraço Tiago:)

Gata Verde disse...

Idem,idem...

B disse...

Bem, é tudo muito "bonito" o que se diz aqui e a maior parte das coisas são verdade mas a verdade é que quem faz o país e o povo... somos nós. Um país e um povo só mudam quando mudarem as mentalidades. Podemo-nos queixar o que quisermos dos nossos políticos, empresários e até do raio do gajo que nos passou à frente na fila de trânsito mas a verdade é que enquanto NÓS não mudarmos a mentalidade... nada vai para a frente.
Para veres... no Japão as greves são feitas na rua? À sexta feira? À segunda-feira? NÃO! São feitas a trabalhar com uma fita vermelha na cabeça. É estranho não é? Mas são mentalidades diferentes. Podemos escrever o que quisermos mas se não mudarmos a nossa própria mentalidade e trabalharmos por isso, o país não se muda sozinho.

Fica bem ;)

Anónimo disse...

Não fales mal do Sócrates que ainda és processado, o gajo agora anda a vigiar os blogs lol

Portugal está podre mas a culpa não é só do governo, é de todos nós, até mesmo eu! Passamos a vida a queixarmos-nos mas também não mexemos uma palha para mudar nada. Não é o governo x ou y que sozinho vai resolver os problemas, a não ser que eles plantem árvores que dêem dinheiro em vez de folhas, eles também pouco mais podem fazer se não tapar alguns buracos e remendar as coisas a curto prazo.

Eu vejo os problemas, também os critico bastantes vezes, sinto-me desiludido com os portugueses que parecem andar hipnotizados com os jogos de futebol e as telenovelas e não vêem o buraco onde estamos metidos. No entanto Portugal é Portugal, é o nosso país, não podemos ficar à espera que as coisas se resolvam sozinhas.

Guidinha Pinto disse...

Quem faz Portugal são os portugueses. Tudo o que escreveu é pertinente. Que podemos fazer? Como ter trabalho se há poucos patrões? Eles fogem daqui! Como arranjar emprego se o grande empregador era o Estado? Nós não conseguimos andar para a frente. E como em terra de cegos, quem tem olho é rei ... é vê-los, na dança das cadeiras. O melhor Centro de emprego são os Partidos que costumam ganhar eleições. Isso sim. Mas ... e os outros que não têm "inclinação" para a política? Ou emigram ou ...
Gostei de passar por aqui.

Astray disse...

Por mim desde que os jogadores do Benfica partam a boca uns aos outros estamos no bom caminho.

Cumprimentos

Rui Caetano disse...

É verdade que as coisas estão péssimas, mas não assim tão degradadas. Ainda restamos nós os que acreditam que um dia isto vai mudar para melhor.

Anónimo disse...

"Anarchy is the key. Set the world on fire."

Anónimo disse...

Ola. Já há algum tempo que leio as tuas críticas..adoro-as. Entrei este ano em Direito..porque sinto que a justiça, a busca incessante pela verdade fazem parte da minha essência, mas fiquei desiludida com algumas coisas com que me deparei..Sim, Portugal está podre não restam dúvidas, quando só vemos tudo a piorar de dia para dia..o direito há muito tempo que deixou de defender os fracos e oprimidos..ou é lábia ou é papelada..Então e aqueles que sonham conseguir mudar o mundo? Aqueles alienados perante todas as injustiças? é inacreditável como não consigo encontrar na minha turma uma única pessoa com as mesmas aspirações que as minhas..sinto-me apenas mais uma frustrada e maluca que precisa de uma camisa de forças. A serio, se isto não começa a mudar, por favor internem-me! Já estou doente com tanta merda à minha volta!

Beijo

Robin Hood disse...

Não poderia estar mais de acordo.

joshua disse...

Não estás só. Os braços para a luta agregam-se como cordame de navio.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

Portugal está podre porque nos somos podres!