terça-feira, janeiro 01, 2008

Portugal está Podre!

Portugal está podre e a democracia é uma ilusão! Desengane-se quem pensa o contrário! Pouco me interessa se estamos a crescer 1,2% ao ano ou 10%, estou-me pouco cagando se o défice é 6 ou 2%. Mas olho para a nossa classe política, para as pessoas que, supostamente nos representam, olho para as nossas instituições legais, para o nosso Estado, e só consigo sentir ódio, escárnio, repulsa, uma raiva imensa!
Como é que alguém tem a lata de assumir um título sem o direito para tal? Como é que alguém compra, deliberadamente, um curso superior e depois tem a lata de se candidatar a primeiro-ministro como ENGENHEIRO Sócrates? É um facto, aquele homem não tirou o curso... Pelo menos a avaliar pelo "Inglês técnico" dele. Só de alguém sem vergonha na cara mesmo! Que se candidatasse só como José, sem a porcaria do Engº atrás! Contra Santana Lopes e com as costas aquecidas como as dele, até um pescador (profissão infinitas vezes mais digna que pseudo-engenheiro falseado) analfabeto ganhava as eleições! Para quê? Como é possível, depois de umas boas gargalhadas e umas bocas indirectas, ele escapar ileso? Como é possível uma falta de honestidade, de humildade, de consciência tão bárbara?
Depois olho para a recente polémica no BCP, e vejo o PSD a acusar o PS de ter vários membros na, até-então única, lista para a direcção... O que acontece no dia a seguir? Miguel Cadilhe a liderar a outra lista! Miguel Cadilhe, PSD? Nada a ver! Que ideia! É só hipocrisia... Mas é que é assim em tudo quanto é poleirozito que dê uns trocos! É só tachos "Eles comem tudo e não deixam nada"... E o pior é que o povo pouco ou nada come... E CALA!
Ao menos um vestígio, um gesto singular que seja de indignação, de revolta, alguém que denuncie, que tente fazer algo mais para parar com isto! É por nós não nos organizarmos, não fazermos nada, que eles fazem o que querem!
E o pior, é que os nossos supostos representantes não querem fazer aquilo que nós queremos, mas apenas aquilo que alguns, mais poderosos, mais influentes, com muito mais dinheiro pedem que eles façam! Houve a proposta para haver uma taxa sobre os sacos plásticos, com vista a reduzir o impacte ambiental. O Sr. Belmiro de Azevedo reclamou, já não se faz é nada! Expliquem-me o porquê de se privatizar a GALP, a EDP e a BRISA. Não estavam a gerar receita para o estado? Se não davam lucro, como havia privados interessados em comprar? Cheira-me a hipocrisia, MAIS UMA VEZ!
E mais! Não deveria ser o Estado o primeiro a defender o interesse público? Pois a mim, parece-me que é cada vez mais o último! Fecham-se urgências, hospitais, maternidades, escolas e não se criam condições de mobilidade para os cidadãos! Em contrapartida dá-se carta branca aos hospitais privados para avançarem... E quem não tem dinheiro para uma consulta numa clínica privada? Não tem direito à saúde! Falha um direito consagrado na Constituição! O povo manifesta-se, mas parece não ser suficiente. Custa a entrar, mas vai!
Estamos a vender o nosso país! Ao sector privado, também, mas pior! Estamos a vender-nos à Europa! Que sonho tão bonito... Ah! Os países todos de mãos dadas numa paz, desenvolvimento e união harmoniosos... Tão bom! É UMA ILUSÃO! O tratado da Europa, aquele mesmo que tanto nós nos gabámos de ter sido assinado na nossa presidência, é a autorização para o nosso extermínio! Venham ingleses, saquem o nosso Porto, venham espanhóis, levem a nossa electricidade, de que estão à espera, franceses? Tanto leitinho açoreano, é todo vosso! E venham, alemães, montem aqui fábricas que os nossos trabalhadores são baratos e gerem riqueza para o país! (o vosso...). Pilhem, saquem, levem tudo quanto houver! Mas só o que de bom cá há! Porque o que é mau gostamos nós de ter!Pior que invasões bárbaras! Porque NÓS autorizamos!
Portugal está podre e a Democracia é uma Ilusão! Chavez não é democrata, mas faz um referendo a perguntar se pode ter um mandato vitalício! Democracia a sério é a portuguesa! Faz-se um tratado a determinar o nosso suicídio, enquanto nação, e não se consulta o povo... Ah! O povo é quem mais ordena... Tchii... Ao tempo que isso já lá vai! Democracia é em Portugal! Pressões sobre jornalistas? É democracia! Processos disciplinares a professores ou a administradoras que expressem a sua opinião fundamentada e livre desfavorável ao governo? É democracia!
E é democracia porque nós deixamos fazer! Porque é muito mais interessante saber quem ganhou a porcaria do casamento de sonho ou quem é a família mais Superstar do país! Porque é mais escandaloso o Scolari dar um soco num sérvio, do que a vacina contra o cancro do colo do útero não ser comparticipada! Porque é melhor ganharmos o Euro 2008 do que termos um país mais justo e mais desenvolvido! Eu luto por esse país! Tento através dos meus textos humildes e lidos apenas por algumas dezenas de portugueses incentivar a um espírito mais crítico, mais atento...

Mas o povo é cego, Portugal está podre e a democracia é uma ilusão!

23 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

E o último que apague a luz... CLIC.

quintarantino disse...

Olha vou ser espartano: "até que enfim que aparece alguém que pensa como eu... que estamos fodidos (desculpa a linguagem) e que, mais dia, menos dia, vamos ser a Roménia de Ceausescu da União Europeia"

vsuzano disse...

Clic...clic...clic... o interruptor não funciona...

mac disse...

O Povo cala? Eu vejo quem pertence à Função Pública protestar (são os únicos que se podem dar a esse luxo. Quem está no privado protesta hoje, amanhã está na rua...) e a fazer greve. No entanto como são considerados (graças às lavagens cerebrais deste governo) privilegiados, os seus protestos passam ao lado.

Mas deixa lá, de certeza que em 2009 o "Engº" irá continuar a enganar muita gente, e irá ganhar de novo as eleições...

alfabeta disse...

Portugal está mesmo podre, somos uns atrasados em tudo em relação à Europa.

Aline Cedrac disse...

'Porque é mais escandaloso o Scolari dar um soco num sérvio, do que a vacina contra o cancro do colo do útero não ser comparticipada! '

Isto é tão verdade como Sócrates ser um dos maiores filósofos de todos os tempos! (refiro-me ao da Antiga Grécia, naturalmente)

Já sofremos (também) as consequências económicas do facto dessa vacina só ser integrado no Plano Nacional de Vacinação para finais do ano que vem. E pelos vistos raparigas a partir dos 16 anos não farão parte do escalão imposto pelo Ministério da Saúde!
Eu já tomei a primeira dose. A 2ª e a 3ª irei pagá-las na íntegra, provavelmente.
É tudo muito ilusório neste país, mas é por existirem pessoas como tu que a ilusão não passa a desilusão. :D
Sonhar é importante, mas mais importante é acordar.
Excelente texto! Interessante e exaustiva reflexão. :D

Beijos e outras coisas boas e fofas para ti...

Aline

Francis disse...

Pois, pois, pois. Dejá vu.

Desejo-te tudo de bom, mas acho melhor contentarmo-nos com paz, saúde e amor porque tudo o resto será bem difícil de alcançar.

Um abraço!

quintarantino disse...

Eu ontem , malcriado, esqueci-me de te dizer que o nosso projecto NOTAS SOLTAS deseja que o ano te corra de feição. E, já agora, os exames!

Tiago R Cardoso disse...

Um panorama escuro, ainda agora entramos em 2008 e a coisa já começa a cair.

Não se pode ter um ano novinho e já se começa a estraga-lo.

Casemiro dos Plásticos disse...

Pois é camarada estamos, estamos todo na apanha da azeitona e porquê? porque basicamente vivemos num país de treta onde há um ditador barato que pensa que sabe mas não sabe nada, bvora fazer um novo 25 de abril.
abraço e bom ano!

Lapa disse...

O mundo está podre. SFF

Hydrargirum disse...

Olá!:)

Vim retribuir a visita!:)
Gostei do teu blog...do header, com os hieróglifos..
E acho que estás carregado de razão neste teu post...!!!

Abraço Tiago:)

Gata Verde disse...

Idem,idem...

B disse...

Bem, é tudo muito "bonito" o que se diz aqui e a maior parte das coisas são verdade mas a verdade é que quem faz o país e o povo... somos nós. Um país e um povo só mudam quando mudarem as mentalidades. Podemo-nos queixar o que quisermos dos nossos políticos, empresários e até do raio do gajo que nos passou à frente na fila de trânsito mas a verdade é que enquanto NÓS não mudarmos a mentalidade... nada vai para a frente.
Para veres... no Japão as greves são feitas na rua? À sexta feira? À segunda-feira? NÃO! São feitas a trabalhar com uma fita vermelha na cabeça. É estranho não é? Mas são mentalidades diferentes. Podemos escrever o que quisermos mas se não mudarmos a nossa própria mentalidade e trabalharmos por isso, o país não se muda sozinho.

Fica bem ;)

Skynet disse...

Não fales mal do Sócrates que ainda és processado, o gajo agora anda a vigiar os blogs lol

Portugal está podre mas a culpa não é só do governo, é de todos nós, até mesmo eu! Passamos a vida a queixarmos-nos mas também não mexemos uma palha para mudar nada. Não é o governo x ou y que sozinho vai resolver os problemas, a não ser que eles plantem árvores que dêem dinheiro em vez de folhas, eles também pouco mais podem fazer se não tapar alguns buracos e remendar as coisas a curto prazo.

Eu vejo os problemas, também os critico bastantes vezes, sinto-me desiludido com os portugueses que parecem andar hipnotizados com os jogos de futebol e as telenovelas e não vêem o buraco onde estamos metidos. No entanto Portugal é Portugal, é o nosso país, não podemos ficar à espera que as coisas se resolvam sozinhas.

Guidinha Pinto disse...

Quem faz Portugal são os portugueses. Tudo o que escreveu é pertinente. Que podemos fazer? Como ter trabalho se há poucos patrões? Eles fogem daqui! Como arranjar emprego se o grande empregador era o Estado? Nós não conseguimos andar para a frente. E como em terra de cegos, quem tem olho é rei ... é vê-los, na dança das cadeiras. O melhor Centro de emprego são os Partidos que costumam ganhar eleições. Isso sim. Mas ... e os outros que não têm "inclinação" para a política? Ou emigram ou ...
Gostei de passar por aqui.

Astray disse...

Por mim desde que os jogadores do Benfica partam a boca uns aos outros estamos no bom caminho.

Cumprimentos

Rui Caetano disse...

É verdade que as coisas estão péssimas, mas não assim tão degradadas. Ainda restamos nós os que acreditam que um dia isto vai mudar para melhor.

o_anticristo disse...

"Anarchy is the key. Set the world on fire."

neurotic4 disse...

Ola. Já há algum tempo que leio as tuas críticas..adoro-as. Entrei este ano em Direito..porque sinto que a justiça, a busca incessante pela verdade fazem parte da minha essência, mas fiquei desiludida com algumas coisas com que me deparei..Sim, Portugal está podre não restam dúvidas, quando só vemos tudo a piorar de dia para dia..o direito há muito tempo que deixou de defender os fracos e oprimidos..ou é lábia ou é papelada..Então e aqueles que sonham conseguir mudar o mundo? Aqueles alienados perante todas as injustiças? é inacreditável como não consigo encontrar na minha turma uma única pessoa com as mesmas aspirações que as minhas..sinto-me apenas mais uma frustrada e maluca que precisa de uma camisa de forças. A serio, se isto não começa a mudar, por favor internem-me! Já estou doente com tanta merda à minha volta!

Beijo

walter disse...

Não poderia estar mais de acordo.

Joshua disse...

Não estás só. Os braços para a luta agregam-se como cordame de navio.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

Portugal está podre porque nos somos podres!