terça-feira, janeiro 01, 2008

Portugal está Podre!

Portugal está podre e a democracia é uma ilusão! Desengane-se quem pensa o contrário! Pouco me interessa se estamos a crescer 1,2% ao ano ou 10%, estou-me pouco cagando se o défice é 6 ou 2%. Mas olho para a nossa classe política, para as pessoas que, supostamente nos representam, olho para as nossas instituições legais, para o nosso Estado, e só consigo sentir ódio, escárnio, repulsa, uma raiva imensa!
Como é que alguém tem a lata de assumir um título sem o direito para tal? Como é que alguém compra, deliberadamente, um curso superior e depois tem a lata de se candidatar a primeiro-ministro como ENGENHEIRO Sócrates? É um facto, aquele homem não tirou o curso... Pelo menos a avaliar pelo "Inglês técnico" dele. Só de alguém sem vergonha na cara mesmo! Que se candidatasse só como José, sem a porcaria do Engº atrás! Contra Santana Lopes e com as costas aquecidas como as dele, até um pescador (profissão infinitas vezes mais digna que pseudo-engenheiro falseado) analfabeto ganhava as eleições! Para quê? Como é possível, depois de umas boas gargalhadas e umas bocas indirectas, ele escapar ileso? Como é possível uma falta de honestidade, de humildade, de consciência tão bárbara?
Depois olho para a recente polémica no BCP, e vejo o PSD a acusar o PS de ter vários membros na, até-então única, lista para a direcção... O que acontece no dia a seguir? Miguel Cadilhe a liderar a outra lista! Miguel Cadilhe, PSD? Nada a ver! Que ideia! É só hipocrisia... Mas é que é assim em tudo quanto é poleirozito que dê uns trocos! É só tachos "Eles comem tudo e não deixam nada"... E o pior é que o povo pouco ou nada come... E CALA!
Ao menos um vestígio, um gesto singular que seja de indignação, de revolta, alguém que denuncie, que tente fazer algo mais para parar com isto! É por nós não nos organizarmos, não fazermos nada, que eles fazem o que querem!
E o pior, é que os nossos supostos representantes não querem fazer aquilo que nós queremos, mas apenas aquilo que alguns, mais poderosos, mais influentes, com muito mais dinheiro pedem que eles façam! Houve a proposta para haver uma taxa sobre os sacos plásticos, com vista a reduzir o impacte ambiental. O Sr. Belmiro de Azevedo reclamou, já não se faz é nada! Expliquem-me o porquê de se privatizar a GALP, a EDP e a BRISA. Não estavam a gerar receita para o estado? Se não davam lucro, como havia privados interessados em comprar? Cheira-me a hipocrisia, MAIS UMA VEZ!
E mais! Não deveria ser o Estado o primeiro a defender o interesse público? Pois a mim, parece-me que é cada vez mais o último! Fecham-se urgências, hospitais, maternidades, escolas e não se criam condições de mobilidade para os cidadãos! Em contrapartida dá-se carta branca aos hospitais privados para avançarem... E quem não tem dinheiro para uma consulta numa clínica privada? Não tem direito à saúde! Falha um direito consagrado na Constituição! O povo manifesta-se, mas parece não ser suficiente. Custa a entrar, mas vai!
Estamos a vender o nosso país! Ao sector privado, também, mas pior! Estamos a vender-nos à Europa! Que sonho tão bonito... Ah! Os países todos de mãos dadas numa paz, desenvolvimento e união harmoniosos... Tão bom! É UMA ILUSÃO! O tratado da Europa, aquele mesmo que tanto nós nos gabámos de ter sido assinado na nossa presidência, é a autorização para o nosso extermínio! Venham ingleses, saquem o nosso Porto, venham espanhóis, levem a nossa electricidade, de que estão à espera, franceses? Tanto leitinho açoreano, é todo vosso! E venham, alemães, montem aqui fábricas que os nossos trabalhadores são baratos e gerem riqueza para o país! (o vosso...). Pilhem, saquem, levem tudo quanto houver! Mas só o que de bom cá há! Porque o que é mau gostamos nós de ter!Pior que invasões bárbaras! Porque NÓS autorizamos!
Portugal está podre e a Democracia é uma Ilusão! Chavez não é democrata, mas faz um referendo a perguntar se pode ter um mandato vitalício! Democracia a sério é a portuguesa! Faz-se um tratado a determinar o nosso suicídio, enquanto nação, e não se consulta o povo... Ah! O povo é quem mais ordena... Tchii... Ao tempo que isso já lá vai! Democracia é em Portugal! Pressões sobre jornalistas? É democracia! Processos disciplinares a professores ou a administradoras que expressem a sua opinião fundamentada e livre desfavorável ao governo? É democracia!
E é democracia porque nós deixamos fazer! Porque é muito mais interessante saber quem ganhou a porcaria do casamento de sonho ou quem é a família mais Superstar do país! Porque é mais escandaloso o Scolari dar um soco num sérvio, do que a vacina contra o cancro do colo do útero não ser comparticipada! Porque é melhor ganharmos o Euro 2008 do que termos um país mais justo e mais desenvolvido! Eu luto por esse país! Tento através dos meus textos humildes e lidos apenas por algumas dezenas de portugueses incentivar a um espírito mais crítico, mais atento...

Mas o povo é cego, Portugal está podre e a democracia é uma ilusão!