terça-feira, julho 31, 2007

FÉRIAS!!!

Bem, pessoal, vou de férias!
Imaginem só para onde... Para a praia onde a nossa amiga Maddie desapareceu! Não que isso tenha pesado na escolha... até porque eu já tinha reservada a casa antes dela desaparecer.
Enfim, se virem na TV um emplastro de cabelo aos caracóis e de pêra já sabem que sou eu!
Bem, entretanto se não me virem na TV aproveitem para mandar sugestões ou críticas mais pessoais para o novo mail deste blog: blogdocontra@gmail.com

Se vocês também vão de férias, boas férias... Se não, boas férias à mesma!
Fiquem bem! Voltarei em breve e aproveitem para ver ou rever posts antigos.

domingo, julho 29, 2007

Anti-café

Um gajo como eu que critica praticamente tudo não pode deixar de criticar algo tão simples, mundano, quotidiano, mas ao mesmo tempo intrincado na sociedade portuguesa como o café...
Sinceramente não sei se a cafeína é boa ou má, se dá energia ou dá o sono, se aquece o estômago, se é bom ou mau para este ou aquele cancro, se nos dá a diarreia ou a prisão de ventre. Aliás estou-me pouco importando para isso. A cafeína para mim é só mais uma substância que, como tantas outras, é boa em certas quantidades e má em demasia. Mas não é disso que vou falar hoje, vou-me focar mais no "café como vício social".
O café é talvez o vício mais intrincado na nossa sociedade. Praticamente todas as pessoas com mais de 15 anos já beberam café na sua vida e não duvido que mais de 50% da população adulta o use (e abuse!) todos os dias para aumentar o rendimento e a concentração.
Mas o que tornará o café tão atraente assim? Mata a sede? Não. Mata a fome? Não! Dá energia? Ah! Desculpas! Vá! Lembrem-se lá da vossa primeira vez... a beber café, claro! Terá sido sozinho ou acompanhado?
Acompanhado, claro! O café não só é um vício social, como é mais ainda um vício socializante! Digam lá. Quando querem desabafar ou falar simplesmente com um amigo o que é que fazem? "Bem, queres ir ali tomar um café comigo?" Quando o pessoal se encontra todo, onde costuma ser? No café! Ora, o tomar do café tornou-se pretexto para mil e uma coisas, mas é sem dúvida nenhuma o pretexto nº1 quando se tratam de situações sociais! Eu acho até que o pretexto se está a implementar tanto que funciona quase como que uma obrigação, ou seja, as pessoas precisam de ir tomar café para se encontrar!
Então para que serve o café? Para rigorosamente nada!? NÃO! Para a coisa que os adoráveis seres humanos mais gostam de fazer... Socializar! Ah! E para os estabelecimentos cafés terem lucros estrondosos! Bem... mas isso... acho que já é outra conversa!

terça-feira, julho 24, 2007

Uma Igreja de Pecado

Ao contrário do que possa parecer, fui educado de uma forma cristã. Fui baptizado, fiz a primeira comunhão, fiz a profissão de fé e fui crismado. Ainda me lembro perfeitamente das palavras do bispo quando fui crismado. "Agora estão cheios do Espírito Santo". Bem, fiquei mesmo cheio! Não propriamente do Espírito Santo em si, que não tem nada a ver com a minha frustração, mas com a Igreja, instituição secular.

Uma igreja que me fez colocar, imagine-se, a hipótese do sacerdócio quando tinha uns 11 anitos. Não porque me fascinassem os paramentos ou as rezas, mas porque me fascinava a mensagem de Deus, de Cristo. "Dá a outra face", "Perdoa os teus inimigos", "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" ou "o reino dos céus é dos pobres, ricos de espírito e não dos ricos, que são pobres de espírito". Lembro-me perfeitamente do que o padre da paróquia onde fui baptizado faz questão de salientar todos os Natais "Cristo não nasceu num berço de ouro, num palácio, entre os ricos, mas numa manjedoura, entre a vaca e o burro, no seio dos mais pobres" (Infelizmente, enquanto ele dizia isso, 50% das pessoas comentavam o vestido da outra metade, 25% comentava os sapatos, 20% estava no corte e costura, 4,5% abria a boca de sono e os outros 0,5% era eu).

Mas encoberta nesta imagem valiosa de justiça, fraternidade, solidariedade, amor, perdão e paz, ergueu-se ao longo de vinte séculos, a Igreja, a Santa Igreja. Uma Igreja que instituiu tradições e preconceitos, que em vez de perdoar e conciliar, perseguiu, torturou e queimou; Uma Igreja que educa os "bons e velhos princípios", mas que é dogmática e vê o Diabo no desenvolvimento científico e na evolução tecnológica; Uma Igreja que deveria procurar a paz, mas preferiu e prefere a guerra aos infiéis; Uma Igreja que devia combater a pobreza mas que detêm uma fortuna inigualável; Uma Igreja que renuncia à luxúria, mas quantos não foram os Papas que acolheram na sua corte prostitutas e geraram filhos ilegítimos? E é agora, nos tempos modernos, essa mesma Igreja, com mais de um milhar de milhões de habitantes, que proíbe o preservativo e abomina o aborto, que continua cega nos seus velhos e dogmáticos princípios, ignorando as drogas e a SIDA.
E a hierarquia? Não defendia Cristo que éramos todos irmãos e comíamos do mesmo pão, comungando o mesmo vinho? Que acima dos homens só Deus? Então, porquê um Papa, cento e tal cardeais, uma catraifada de bispos, resmas de padres e legiões de leigos? Porquê esta distinção? Porque anda o padre da minha paróquia a contar os tostões para fazer uma nova igreja enquanto o Papa se dá ao luxo de pedir para trocar o paramento por um ligeiríssimo erro de costura? Porque é que os missionários alimentam os pobres por esse mundo fora com sacos de arroz e farinha enquanto se banqueteia a corte do Vaticano?
Como diz Saramago "Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e depois o homem fez Deus à sua imagem e semelhança", e eu acrescentaria: no pior sentido. Deus não é necessariamente um Deus bondoso e misericordioso. Pode ser, em certas alturas dá jeito, mas noutras dá jeito que Deus seja um porco capitalista, duro e implacável. Dá jeito, a igreja enche os bolsos, cortam-se umas cabeças pensadoras e há aquele cheirinho místico a carne assada!
Tempos houve, e não muito distantes, em que parecia que algo ia mudar na Igreja. Lembram-se de João Paulo II? Como não nos podemos lembrar! São cada vez mais as saudades dum Papa que proclamou, mesmo condicionado pelas seculares tradições da Igreja, uma fé verdadeiramente cristã. Talvez tenha sido o primeiro Papa bondoso que não morreu de morte súbita (sabendo nós o que significa morte súbita nos meandros do Vaticano).

Hoje sinto que com o cardeal Ratzinger (é absurdo chamarmos Bento a uma aberração daquelas) a Igreja regrediu pelo menos 200 anos e voltou às velhinhas "boas" tradições. Felizmente, com a variedade de informação disponível, só quem quer ser mesmo ignorante é que continua a seguir estes valores completamente inadequados à sociedade actual. Infelizmente, há cada vez menos pessoas a ler a Bíblia e a perceber a sua verdadeira mensagem. Talvez nem nunca a cheguemos a entender bem, mas é de certo antagónica a esta Igreja de Pecado!

terça-feira, julho 17, 2007

Rescaldo das eleições para a câmara de Lisboa

Desilusão...
Mais uma vez, a política portuguesa desiludiu-me...
Não foram só os 62,6% de abstenção, não foi só a vitória do partido do governo, foi também, sobretudo e mais uma vez a injustiça. Mais uma vez aqueles que tinham as ideias, que mostravam a honestidade e a sinceridade foram prejudicados por aqueles que compensavam a falta de ideias com a abundância de fundos e apoios. E aqueles, que deviam ter sido severamente punidos sairam praticamente incólumes em mais um infeliz desfecho em eleições portuguesas.
Sim, falo de Carmona Rodrigues. Como foi possível o causador de toda esta instabilidade e crise na câmara, arguido num processo de corrupção nesta mesma câmara, candidatar-se sequer!? Mas, desavergonhadamente, candidatou-se e... ficou num honroso e muito confortável segundo lugar com 3 vereadores eleitos, ainda mais, porque estamos a falar de uma candidatura sem apoio de nenhuma estrutura partidária.
Já o PSD foi punido, mas até nisto o povo foi injusto. Depois de ter afastado Carmona e de colocar na sua lista pessoas que nada tiveram a ver com o escândalo Bragaparques, o PSD é que paga as favas todas dos erros que, fora de tempo, tentou emendar. Mais uma vez saliento... Carmona sai praticamente incólume no meio disto tudo!
Mas há também o outro lado da barricada: A punição dos justos, do justiceiro, diria até... Quem denunciou todo o escândalo que levou a estas eleições? Quem denunciou os vereadores? Terão sido os vencedores, os bem acomodados vereadores "socialistas"? Não... foi o Zé, José Sá Fernandes, o que é que ele ganhou? Toma lá o lugar que tinhas no mandato anterior e já vais com sorte! É este o prémio que as pessoas que prezam pela honestidade e transparência ganham...
Agora, quem ganhou foi o Costa! Mas não o Costa do Castelo, que nem de Lisboa é sequer! Eu diria que pela cara deste senhor até podemos dizer que os Mouros reconquistaram Lisboa! Mas também não ganhou assim tanto, vai ter de arranjar entendimentos... Mas onde? Com que imagem ficaria o PCP, sempre a dizer para não votar no PS, porque isso seria dar um voto de confiança, se agora se juntasse ao PS? E com que imagem ficará o PS se juntar a si, Carmona, o causador da crise? Neste momento, sabe-se lá o que se cozinha nos entranhados meandros da política portuguesa, mas desde já deixo patente a minha desilusão...
Mais uma vez desilusão...
Resta-me o dia em que todos diremos BASTA! E em que de uma vez por todas se faça a justiça no nosso país, mas até lá terei de esperar impacientemente, sentado nesta cadeira expressando as minhas honestas opiniões...

sexta-feira, julho 13, 2007

Popstars!

Recordo com revivalismo e nostalgia aquele single dos Aqua: Barbie Girl, esse mesmo que, estarão, salvo algum problema, a ouvir nas colunas do vosso PC...
Sim! É música pop. E é de isso que vou falar hoje... Não tanto o género músical pop, mas aquelas músicas que são pop (de populares), toda a gente as entoa, cantarola ou assobia por essas ruas.
Vou começar pelo novo sucesso dos Da Weasel. "Uh Uh! Yeah Yeah! Faz, faz, bébé!"... Pá! Mas que é isto? Sim... escusam de vir para aí 10 milhões de pessoas a berrar-me ao ouvido! Claro que sabem o que é isto! Quem nunca ouviu isto? Sim, Dialectos de Ternura... Mas o que é isto!? De longe, das piores músicas da doninha. Pá! Uma perfeita bosta, uma autêntica pimbalhada... Um dos piores refrões da história da música portuguesa (Sim! Até a Cabritinha do Quim Barreiros tem um refrão melhor!). Mas quem nunca ouviu, ou cantarolou isto?
É o segredo, meus amigos, o segredo da música Pop. Um, dois, três, quatro acordes no máximo, uma linha melódica do mais básico (pode ler-se também infantil) e um refrão tão pobre em espírito e vocabulário, mas que, no entanto, entra no ouvido logo à primeira vez!
A música pop é universal, qualquer um entende (convinhamos que este Uh! Uh! Yeah! Yeah! é digno de um chimpanzé!), daí que chegue tanta desta música, das mais diferentes proveniências, ao nosso país... Recordo-me agora duns celebérrimos O-zone. Esses mesmos do videoclip a cantar no avião qualquer coisa como " Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei, Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei." E eu volto a perguntar: que é isto? Isto é romeno! Qualquer coisa como "queres ir, mas não, não me levas contigo!" Pá! Até a Mónica Sintra era mais original. Mas vendeu ou não vendeu platinas e platinas em Portugal e por esse mundo fora? Porquê? Não interessa o que a letra diz, mas sim a sonoridade que tem... Este Nu ma numa iei entra no ouvido de uma forma que até gajos como eu começam a cantarolar!
Felizmente, outra característica da música pop é a efemeridade. Tão depressa arrasam Top's como são arrasados... Em relação a isto, quem melhor que as Las Ketchup como exemplo? Sim! Essas que abanavam o cuzinho e faziam umas cenas muito engraçadas com as mãozinhas! (lol! relembro agora um trauma de infância quando andava a fazer as figurinhas tristes de andar com as minhas amigas a imitar estas Popstars) Mas adiante... As Las Ketchup passaram quase dois meses seguidinhos no nº1 de vendas nacional. Lembro-me que fizeram um concerto na passagem de ano em Albufeira. A TV deu cobertura e saíu (como seria previsível) o maior fiasco possível. Desde aí, alguém ouviu falar nelas? Alguém se lembra sequer de outra música que não o Asereje!? E mais uma vez... Uma letra paupérrima, mas que entra no ouvido e se entranha pelas artérias a dentro.
Como eu disse, estas Popstars são efémeras... É a única esperança que eu ainda tenho em Rhiana, Pussycat Dolls, Beyoncé, Gwen Stefani, Jennifer Lopéz e muitas outras... É que desapareçam do panorama musical (e como diriam os meus ídolos Dimmu Borgir) ONCE AND FOR ALL!!!

segunda-feira, julho 09, 2007

ET's

Oooo... eles andam aí! Uma das frases mais conhecidas e mais interessantes que nos faz logo lembrar esses seres verdinhos que um dia vão conspirar e destruir o nosso planeta riscando a nossa civilização do mapa do Universo.
Mas, o que haverá de verdade?
Que provas factuais e concretas temos da existência destes seres?
O que nos leva a acreditar que possa existir vida extra-terrestre?
Será plausível pensarmos que seres de outro planeta nos possam vir exterminar?

Os relatos de extra-terrestres não são recentes e têm já uma longa história, no entanto, têm sido substancialmente mais frequentes nos últimos 100 anos, altura em que a temática chegou ao grande ecrã. Será que por aparecerem no cinema, os ET's começaram a ficar sem vergonha de fazer mais raptos, mais incursões pela Terra? Hmm... Não me parece. A esmagadora maioria desses relatos são inconsistentes e são facilmente explicados pelos psicólogos como meras alucinações. A partir do momento que as pessoas vêm num filme um ET, mais fácil será alucinar com ele.

No entanto, mesmo aqueles relatos credíveis, assustadores, que nos deixam uma semana sem dormir, não são provas, não podem ser mesmo que queiramos provas consistentes e plausíveis. E os OVNI's? Aqueles discos voadores que são fotografados por um punhado de gente e que ninguém consegue explicar? E as luzes estranhas de noite? Que ora são clarão intenso, ofuscante, ora se desvanecem na brisa da noite? E as cearas de trigo com aqueles círculos, "Sinais" misteriosos que aparecem numa noite? E um cavalo que aparece apenas em ossos duma noite para a outra e é deixada uma mancha de óleo no chão, sendo que precisamente seis anos depois aparece um cavalo "desenhado" numa dessas cearas?
Assustador... Ui! Essas peles de galinha... Vá lá, eu sei que vão conseguir ler isto até ao fim, isto ainda nem a meio vai! Mas serão todas estas coincidências, provas concretas da vida extra-terrestre? Em muitos casos, na minha opinião, são. Mas podem não ser. Podemos descartar qualquer uma destas hipóteses porque, de facto, sabemos que não foi mão humana, mas não sabemos ao certo qual foi a mão!

Aqui entra o velho debate entre os "crentes" e os cépticos. Aos crentes basta desaparecer-lhes um porta-chaves e acreditam que foi obra de ET's. Aos cépticos, pode aterrar-lhe um disco voador de 30 metros de diâmetro que tem de ter uma explicação lógica... pode sempre ser uma velha maquinaria da União Soviética. Mas quem tem razão? Provavelmente ninguém, ou têm os dois!
Não podemos atribuir todos os fenómenos sobrenaturais aos ET's (até porque tem de sobrar alguma coisa para a Nossa Senhora e os pastorinhos venderem o "Santo Terço") mas também há factos aos quais não podemos fugir. No meio de milhares de milhões de galáxias com milhares de milhões de estrelas, cada uma com um sistema planetário, qual é a probabilidade de só ter surgido vida no nosso planeta? Um bocadinho de sorte a mais em sermos únicos num Universo tão vasto...

Agora tomando como ponto acente que existe vida extra-terrestre (Do meu ponto de vista, não acreditar em vida extra-terrestre é como acreditar na história de Adão e Eva). Como será a vida extra-terrestre? Poderá existir vida inteligente para além da Terra? Extremamente provável, mas na maioria dos planetas com vida, fícar-nos-emos pela vida não inteligente. Andróides? Uma velha questão. A nós homens, a evolução favoreceu-nos por sermos andróides, mas será que noutros planetas, com condições completamente diferentes, ser andróide e bípede nos favorecia? Uma questão por responder mas com várias hipóteses possíveis. Uma coisa é certa, não têm necessáriamente de ser verdes e depilados e terem os olhos esbugalhados.

Agora, a questão que interessa ao comum terráqueo: Há a hipótese de sermos invadidos por ET's e de uma civilização de outro planeta nos dizimar? Segundo as investigações mais recentes, não existe vida nas estrelas mais próximas de nós. Mas estamos a falar de quê? 100, 200 anos-luz? O que é isso num Universo tão vasto? E para além disso? Podem eles vir cá e atacar-nos? A nós humanos é impossível tecnologia para viajar sequer para Alpha Centauri (a estrela mais próxima do Sistema Solar) , mas... Evoluindo nós, o que evoluímos em 1000 anos, quão avançada será a tecnologia de uma civilização uns meros 2 milhões à nossa frente? (Não esqueçamos que o Universo tem 13 700 milhões de anos!). Podem muito bem até aniquilar-nos à distância numa fracção de segundo... Mas podem também estar a controlar a nossa mente e o nosso planeta... Seria mais proveitoso para eles! Nós até podemos ser bonequinhos de um jogo de computador intergaláctico...

Nós podemos ser aquilo que a nossa imaginação nos disser que somos! E os ET's... Se existem ou não, pouco interessa! Talvez esta questão tão complexa, não interesse, quando a mente humana é ainda mais complexa... Que interessa um ou outro rapto extraterrestre quando o homem é o animal mais perigoso... Provavelmente, nunca chegaremos a ser invadidos, pois vamos acabar connosco antes!

terça-feira, julho 03, 2007

Presidência da UE

Portugal assumiu ontem, e até ao fim do ano, a presidência da União Europeia. Este é um assunto que diz respeito a todos, aos magros, aos gordos, aos pobres, aos ricos, a todos mas mesmo todos os portugueses. Até porque não é Sócrates ou Cavaco Silva que assume a presidência, é Portugal, e Portugal são os portugueses!

E depois de este pequeno estrato de propaganda, vamos lá ver mesmo o que é que esta presidência da UE nos vai trazer...
Será que por sermos presidentes disto tudo vamos passar a mandar na UE?
Será que o nível de vida vai aumentar e ficar mais próximo do da UE?
Será que o desemprego e o défice vão baixar?
Vamos ficar mais ricos (não esquecer também os 21 mil milhões que aí vêm)?

A resposta a estas questões é obviamente... NÃO!
Eu vou-vos dizer o que se vai passar, aliás, o que já se está a passar...
Para já, tivemos na cerimónia oficial, lado a lado, dois Zés bem conhecidos por nós e aos quais já chamámos pelo menos uma vez adjectivos pouco carinhosos: o Zé Manel (Durão Barroso) e o Zé Sousa (Sócrates). E imagine-se cada um com a lábia e o sorriso amarelo maior que o outro...
Depois, tivemos, e vamos ter durante esses seis meses, essa estrangeirada, a grande famelga europeia a vir passear para cá, a dormir nos nossos hotéis, a comer nos nossos restaurantes, a beber nos nossos bares, a visitar os nossos museus, a nadar nas nossas praias e... a pagar com o nosso dinheirinho... Ops! Estávamos a ir tão bem... De repente pensei que íamos poder extorquir um pouco os nossos amigos da Europa mas afinal, para não variar, vão ser eles outra vez a extorquir-nos! Mas, de certo que há consequências positivas...
E pergunta o velhinho: "A minha reforma vai aumentar?"
Pergunta o estudante: "As minhas propinas vão descer?"
Pergunta o professor: "Vão descongelar as promoções?"
Pergunta o camionista: "Vou viajar com maior liberdade na Europa?"
NÃO!
Pergunta o Secretário de Estado: "Vou ter tachos garantidos durante pelo menos mais 20 anos?"
SIM! SIM! SIM! Afinal há consequências positivas...
Enfim... Sempre fui contra a União Europeia, pelo menos nos moldes hipócritas em que foi concebida e acho que esta treta das presidências semestrais é mesmo uma fantochada!